đ” O Ășltimo jogo de futebol
JĂĄ nĂŁo passaria mal. Antes, quase vomitei, depois das corridas entre defesa e ataque. Esse era meu retorno, apĂłs um perĂodo de algum grau de sedentarismo, ao futebol de meio de semana. Todo o vigor fĂsico conquistado era confiscado na churrasqueira e no balcĂŁo do bar.
Com a mudança de trabalho, o futebol, o churrasco e a cerveja no meio da semana tiveram que ser sacrificados. Por um lado isso era bom: nĂŁo precisaria mais chegar em casa Ă s quatro da madrugada nem acordar quebrado. Aquela vida de âatleta de um Ășnico diaâ havia ficado para trĂĄs.
Domingo, novamente entregue ao sedentarismo, os amigos me chamaram para assistir Ă final do campeonato. Relutei, dando explicaçÔes que nĂŁo pareceram convincentes. NĂŁo conseguindo aplicar uma desculpa plausĂvel, desisti e aquiesci ao insistente convite.
Chegando na quadra, aproximei do narrador para ver o placar da partida. NĂŁo queria acreditar no que vi: o meu nome estava escrito na escalação que o narrador consultava. Tive um misto de orgulho e frustração tĂpica de quem caiu numa pegadinha televisiva. A solução era eu me esconder entre os espectadores. Mas nĂŁo teve jeito, fui descoberto e âconvidadoâ (mais um convite) para vestir o uniforme e entrar na quadra.
O sedentarismo causou uma incompatibilidade entre a vontade de vencer e o corpo. O cĂ©rebro estava na quadra âsocietyâ, correndo da defesa ao ataque (e vice-versa); o corpo ainda tentava se esconder entre a torcida, âassistirâ a churrasqueira ou debruçar no balcĂŁo.
A minha gana de vencer sempre contrastou com outros que, ao contrĂĄrio, pareciam com vontade de perder. O placar adverso refletia o Ăąnimo da equipe, pois, jĂĄ estava estabelecida a derrota. Portanto, pouco adiantou o reforço, mesmo que eu estivesse em melhor forma fĂsica.
Apesar de eu jogar apenas para dividir a frustração por perder o campeonato, cheguei Ă conclusĂŁo de que os tempos de âatletaâ haviam se esgotado. E, para nĂŁo sofrer nenhum gol, fiquei na defesa, jĂĄ que eu tambĂ©m estava esgotado. Apenas sobrava disposição para o churrasco e a cerveja.