MUDANÇA DE VIDA (TESTE PARA OS FILHOS)

   Aldo estava triste, tomou uma decisão que vai impactar muito, está em Natal, mais para refrescar a mente, para refletir, para descansar um pouco depois de cerca de 40 anos de trabalho mantendo a familia. A sua velhice precisa de repouso, de concentração, também de lazer. Tudo já foi feito pelos filhos, pelos netos, continua fazendo sem medir esforços e isso lhe sacrifica financeiramente. Quanto aos filhos ainda estavam sob o seu poder até o dia de chegar naquela cidade, apesar de trabalharem e terem seus rendimentos, eles não souberam olhar para o futuro, por tudo que já usufruíram deveriam agradecer, não a ele, mas a Deus. Ele sim que permitiu que fosse assim. Muita coisa mudou nessa atual etapa da sua vida, surgiram problemas de cunho familiar, está agora com 73 anos de idade, tem uma casa de apoio numa cidade que ele gosta e onde tem familiares e amigos, porém ainda não conseguiu ter a vida que é peculiar para um aposentado com sua esposa, perdia oportunidades de lazer, ficava sem condições normais de usufruir de um direito seu, simplesmente porque tinha que dar atenção aos filhos e netos, filhos que trabalham e têm seus salários, que vivem debaixo do mesmo teto seu e de sua esposa, filhos esses que pouco fazem para ajudar na manutenção da casa onde eles próprios precisam de conforto, de alimentação e de todo tipo de atenção. O clima tornou-se insustentável, tanto moralmente quanto financeiramente, o que o fez tomar uma decisão, mesmo muito tarde. Teve que deixar a casa e tomar outro rumo, ir morar em outra casa que foi fruto do seu trabalho, da sua dedicação em viver todo mundo junto. Infelizmente ele errou por não preparar seus fillhos para a vida, para a responsabilidade de agirem por conta própria e terem suas casas, suas famílias. Agora, muito tarde, porém a tempo ainda, resolveu "acordá-los" para a vida, para lhe ajudarem em termos financeiros, sem no entanto obter exito. A reação foi grande, foi inconsciente, pois estavam muito acostumados com a mamata, com a vida sem compromissos, sem obrigações de pagar uma conta, de ajudar numa feira, de contribuir com algo que seria para o benefício deles próprios. Lamenta pelo fato da mãe deles afirmar que a obrigação é toda sua por conta deles morarem com ele, ambos maiores de idade, um com 43 anos e outra com 38. Não justifica isso. A razão da sua saída do seu próprio lar é unicamente para promover o equilíbrio financeiro, apesar de ser também uma forma de dar-lhes liberdade para se comportarem como independentes, para se enquadrarem na realidade da vida. Papai e mamãe não são para a vida toda. E quando eles não mais existirem? É justo que se viva a vida dessa maneira? É hora de refletir, de procurar o caminho certo para essa trajetória, é hora de se manter o equiiíbrio familiar.

   Nada melhor do que uma vida saudável. Sua saída de Fortaleza para morar em Natal não quer dizer que vai desprezar a familia, muito pelo contrário, vai tentar fazê-los entender que cada um deve procurar o seu futuro, a sua forma de viver e constituir sua própria família sem estar precisando dos pais. Caso precisem de ajuda terão esse benefício dentro das suas possibilidades, jamais vai negar, o que não pode continuar é viverem sob sua total dependência financeira, pois como aposentado seus recursos são insuficientes e não é justo quem trabalha e ter seu salário querer depender de quem já deu total atenção e ofereceu o que era de obrigação enquanto eram menores. Cada um deve seguir seu curso de vida e deixar papai e mamãe descansarem em suas velhices, já basta tudo que fizeram e ainda se propõem a fazer.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 13/12/2022
Reeditado em 13/12/2022
Código do texto: T7670874
Classificação de conteúdo: seguro