VAMOS DE COPA - SEMIFINAL

Infelizmente não faremos parte das últimas fases da copa, fomos derrotados pela Croácia em um jogo que parecia tranquilo. Depois do empate no tempo normal, o Neymar tratou de tirar o coelho da cartola e abriu o placar com um lindo gol, e até então, garantindo nossa vitória. A Croácia, atual vice campeã mundial, mostrou que seus jogadores não entregariam o jogo com tanta facilidade e aproveitaram um dos poucos erros da defesa brasileira e acertaram o gol. Terminaram com a nossa festa.

O que percebi em relatos e entrevistas, é um misto de decepção com o “eu já sabia”. Sou um dos decepcionados que tinha certeza que o hexa viria. Nossa seleção parecia concentrada, com foco total no sucesso. Chegávamos forte à frente e sofríamos pouco na defesa. Parecia perfeito.

Bem, já passou, temos que olhar para o futuro, entender que mais uma vez ficamos pelo caminho. Não procuro culpados pelo fracasso, foram muitos elementos simultâneos, muitos “se”. Se o goleiro croata não tivesse defendido tanto, se o Vini Jr. Tivesse chutado quando teve a oportunidade, se o Pedro não tivesse tocado a bola para Fred, se os croatas não tivessem acertado o contra-ataque, se o único chute que eles acertaram no gol não tivesse desviado no Marquinhos, se não errassem os pênaltis, se, se, se, se...

Essa é a beleza do futebol, não sabemos quem irá vencer. Ou alguém apostaria que uma seleção africana estaria entre as quatro melhores da copa? Algo que muda a história futebolística, é a primeira vez que isso acontece.

Ainda temos as favoritas, além do Brasil, falei em Argentina e França, no entanto, seria muito legal se fosse Croácia e Marrocos disputando a tão sonhada taça, certo? Não é secação, é a busca pelo novo, um campeão inédito.

Números: Com as eliminações de Portugal e Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022 neste sábado, a seleção brasileira, que havia caído na sexta para a Croácia, terminou o Mundial do Qatar na 7ª colocação, sua pior em Copas desde 1990, quando foi eliminado nas oitavas de final e encerrou na 9ª posição. Com três vitórias, um empate e uma derrota, a seleção de Tite terminou a Copa com 60% de aproveitamento, sendo pior que na última edição, na Rússia, quando teve 66,7%.

Fim de ciclo: Tite e sua comissão técnica se despedem do comando da seleção com 80,2% de aproveitamento. Foram 81 partidas: 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas, que valeram um lugar na história como o terceiro técnico que mais venceu jogos pela seleção, atrás só de Zagallo e Parreira.

No total, foram 174 gols marcados (2,1 por jogo, em média), 29 gols sofridos e só um título. A conquista foi da Copa América de 2019, além de um vice-campeonato, da mesma competição, em 2021 e duas campanhas arrasadoras em Eliminatórias.

A Copa do Mundo no Catar ainda não acabou, mas eu já estou ansioso pelo próximo Mundial. Em 2026, a competição acontecerá em mais de um local: Canadá, Estados Unidos e México são os três países-sede. Estados Unidos nos deram o tetra, quem sabe seja lá o Hexa também. Sigamos.