ESSÊNCIA DO NATAL 09/12/22

Prof. Antônio de Oliveira

Essência constitui a natureza de um ser. Existência constitui sua concretude. A essência é abstrata, define-se; o ser concreto se descreve. A definição de ser humano comporta generalidade: Todos são iguais perante a lei..Concretamente, trata-se de verificar, em cada caso ajuizado, se, de fato, o postulante está pleiteando um tratamento isonômico, isto é, de igualdade perante a lei.

Caetano Velosoreza cantando e, cantando, reza ao menino Deus “quando a flor do teu sexo abrir as pétalas para o universo, e então, por um lapso, se encontrar no anexo, ligando os breus, dando sentido aos mundos, e aos corações, sentimentos profundos de terna alegria no dia do menino Deus”. Aí, então...

Natal, em essência, é época de renovar a esperança e de rever conceitos. De renascer. Natal é um convite à natividade de valores positivos da vida. Então, feliz Natal é o que importa. Há que celebrar os mistérios do menino Deus. Há que se desfazer de atitudes autoritárias e de intolerância. Há que reavivar sentimentos de fraternidade, paz, otimismo, alegria, fé e amor.

Natal é época de sonhar a utopia. Sonhar um Brasil abrasado de esperanças. Nem que seja “por um momento haverá mais futuro do que jamais houve. Mas ouve a nossa harmonia, menino Deus, a eletricidade ligada no dia em que brilharias por sobre a cidade”. Por sobre o Brasil.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 10/12/2022
Código do texto: T7669127
Classificação de conteúdo: seguro