Contribuição Literária?

Talvez sim, talvez não, mas creio ser uma importância imensa para todos nós que gostamos de ler, escrever. Falarei sobre os jornais. Mais precisamente sobre aquele que participei durante um longo período de minha vida, o “São Lourenço Jornal” há décadas atrás, pelo menos na nossa região não tinha essas tecnologias avançadas de hoje, tudo resolvendo nos computadores, internet, máquinas avançadíssimas, etc. eu menino com meus colegas através de um encarregado, trabalhávamos numa gráfica que rodava o famoso jornalzinho, que era o São Lourenço Jornal, dirigido por uma organização católica. A montagem resumia ir pegando letra por letra de chumbo, formando páginas e depois imprimindo numa grande e velha impressora as 8 páginas! Depois saiu religiosamente toda semana ininterruptamente durante mais de 30 anos. O nosso chefe, Frei João José, um irmão leigo alemão, inteligente, enérgico, mas a mesma quantidade de sua braveza igualava com sua bondade, irmão leigo, porque não havia se formado padre, tinha satisfação em não tirar sua batina nem por reza brava, dizia que através da batina poderia ser mais respeitado e era mesmo!

Então, voltando ao jornalzinho, quantidade imensa de leitores dizia que dava gosto de ler. Nele durante muitos anos não teve anúncios, só matérias pra ler, notícias principalmente da cidade. Duas colunistas, Suraia e Alzira publicavam também sem interrupções, notícias sobre nossa cidade, outros textos religiosos também saíam (me perdoem se deixo alguém de fora, dos que escreviam ali) outras leituras extremamente agradáveis e importante de medicina, eram publicadas pelo famoso médico alergista, Dr. Filipe, na época bem novo, com uma capacidade indescritível, (hoje em dia meu grande amigo) outro escritor o professor Franqueira. O jornal considerado pequeno, mas havia conteúdos sólidos, importantes pra se ler.

Eu entregava toda semana para alguns amigos gratuitamente o famoso jornal. Quando falhava na entrega era cobrado insistentemente:

--- e o meu jornal, não recebi... e por aí a cobrança era interminável.

São Lourenço Jornal já estava quase falindo, mas a direção constatou que inclusões de anúncios era de uma importância fundamental para a subsistência, foi a solução para continuar.

Passou um tempo esse jornal considerado um meio comunicação dirigido por órgãos católicos, foi arrendado por outros, hoje em dia não é considerado católico. Ele vai continuando, mas o que se houve é sempre assim:

Ah! Aquele São Lourenço de outrora!!!...