CRONICA – Mais uma Copa perdida - 09.12.2022 (PRL)

 

CRONICA – Mais uma Copa perdida - 09.12.2022 (PRL)

 

 

O povo brasileiro, à tarde de hoje, teve mais uma grande tristeza, quando a seleção brasileira de futebol foi eliminada clamorosamente pela seleção da Croácia, numa partida em que esteve à frente do placar até cinco minutos antes do final da prorrogação, já que no tempo normal foi 0 x 0.  É que cedera o empate numa falha da nossa defesa, quando permitiu um contra-ataque rápido e fulminante do adversário, que teve no experiente Modric, com 37 anos de idade, o seu grande maestro.

 

No lance, a bola bateu de raspão no zagueiro Marquinhos, tirando o goleiro Alisson da jogada, fazendo com que a disputa fosse decidida na base das penalidades máximas, cinco para cada lado, de acordo com as regras da competição. No jogo normal, 0 x 0. Na prorrogação 1 x 1. A Croácia começou primeiro, fez o gol, depois foi a vez do Brasil, que perdeu a primeira e a segunda cobranças seguidas, intercaladas, dando assim uma vantagem extraordinária aos demais batedores do time adversário, de sorte que terminou nem sendo preciso ao Brasil executar a última cobrança, eis que não alcançaria mais o onze adversário. 4 x 2 foi o resultado final, fazendo com que déssemos adeus ao hexacampeonato tão almejado pelo povo nacional.

 

Fica demonstrado que o nosso treinador Tite não tem tanta capacidade para dirigir Campeonatos Mundiais, pois já é a segunda vez que perde uma disputa de Copa do Mundo, e já distam vinte anos da conquista da última (2002), que teve Felipão no comando. Convoca mal, escala pior ainda, é muito orgulhoso, faz mistério na hora de escalar a equipe, não encara as câmeras, etc. Enfim, não se pode esperar tanto dele, eis que, como atleta, fora apenas um razoável meia armador, que começou a jogar no Caxias do RS, indo depois para a Portuguesa de Desportos, de São Paulo, tendo encerrado sua carreira aos 28 anos, em face de seguidas contusões graves no joelho, se não me falha a memória.

 

Na verdade, ganhara alguns títulos sul-americanos pelo Brasil, como Copa América e outros, todavia sem a importância de um título mundial, que tem um grande peso em matéria de ranking internacional.

 

Não, não estou contente com esse resultado, nem torci contra o nosso país. Mas vejam bem, desse selecionado por ele convocado só conheço mesmo o Pedro, o Paquetá, o Neymar e o experiente ala direita, o Daniel Alves, já com quase quarenta anos de idade. O resto praticamente joga todinho no exterior. Isso é uma maneira de desqualificar os jogadores da casa, que ficam nos clubes locais, disputando competições longas e com pouco espaço uma das outras, de maneira que quando chega a oportunidade da convocação do selecionado os chamados são esses que ganham rios de dinheiro em euro e dólar, que tanto faz perder ou ganhar, voltam rindo para os seus clubes. Isso deveria ter um basta, mas enquanto o nosso escrete for orientado pela famosa Rede Globo de Televisão a pisada será essa.

 

No ano passado, ao que me lembre, houve um movimento no sentido de colocar o Renato Gaúcho, do Grêmio de Porto Alegre, no comando da seleção, todavia não vingou essa ideia, pois o referido clube deu uma guinada para baixo em seu desempenho no campeonato, obrigando-o a ser dispensado, indo depois para o Flamengo, que também teve uma conduta apenas regular, talvez por falta de colaboração de gente do ramo, até de companheiros, quem sabe...

 

Depois do jogo, aquelas lamentações de costume, além daquela tradicional piada: “Fomos infelizes, dominamos a partida, a moçada é boa, vamos partir para a próxima”. Que Deus nos livre!

 

Fico por aqui...meu abraço.

Texto em revisão.

Foto: Internet/Google

 

SilvaGusmão

ansilgus
Enviado por ansilgus em 09/12/2022
Reeditado em 09/12/2022
Código do texto: T7668401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.