Das Minhas Lembranças 46

Talvez seja mesmo por preguiça, que encerro neste número 46 o registro dos conteúdos do informativo Intercâmbio. Digitar tudo está se tornando uma tarefa árdua. Como disse anteriormente, esse resgate foi possível, por encontrar em meus arquivos uma série de exemplares. Ao redigir, descobri que parece ser de 1997. Sem maiores delongas, nosso boletim de número 9 ficou assim:

Capa:

TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA

J Estanislau Filho

Nascemos nus.

Criança fica pelada na frente dos adultos, sem medo. Recebe abraços, carícias. Um prazer ser tocado: pele na pele, cheirinho bom. Uma delícia!

De repente vem a bronca:

* Menino(a) sem vergonha. Vá se vestir!

* Menina, feche esta perna, senão vai apanhar!

Nascemos nus, inocentes. Depois nos ensinam que a nudez é feia. É preciso esconder o corpo.

VERGONHA + MEDO=CULPA

Assim vamos crescendo e compreendendo a lógica dos adultos. REPRIMIDOS, nos tornamos inseguros e... em alguns casos, PROMÍSCUOS, vertente perversa da REPRESSÃO. Cheios de sentimentos de CULPA E MEDO, estamos preparados para o convívio social: SUBJUGADOS, ANULADOS.

Nascemos nus. À medida em que crescemos, cobrimos e nos cobrem com as mais estranhas vestes. Até o fim dos nossos dias, quando nos colocam um paletó de madeira.

A página 2 (miolo) ficou assim:

TRUQUES & GALHOS

................................................................................Geraldo Bernardes

* PARA TER UM CORAÇÃO SAUDÁVEL

Substitua a manteiga por óleo de milho. Em vez de usar ovos inteiros nas omeletes ou receitas, utilize somente as claras. Prefira o iogurte no lugar do creme de leite. Prefira o leite desnatado ao leite integral. Quanto aos queijos, prefira os mais branquinhos, como o Minas e Ricota.

* SOPA DE GORDURA

Para tirar o excesso de gordura de sopas e ensopados, quando estiverem prontos, adicione algumas pedras de gelo, mexendo para a gordura aderir às pedras e retire antes que elas derretam. Ou ainda, embrulhe as pedras em um pedaço de gaze ou toalha de papel e passe levemente sobre a superfície da sopa.

* FERMENTO RESISTENTE

Para que o fermento em pó dure mais, guarde-o na geladeira.

PENSAMNETO

"O homem que se vende recebe sempre mais do que vale". Barão de Itararé

A página 3 (miolo), assim:

POIS É...

Eva Torres e Rubens Pinheiro

A FRATERNIDADE E OS ENCARCERADOS

A campanha da fraternidade de 1997 veio resgatar em nossa memória o drama em que vivem os encarcerados e suas famílias. A divisão social e racial tem sido um dos fatores principais das injustiças em nossa sociedade, porém, é comum ver pessoas, sem conhecimento profundo, defendendo a pena de morte como solução para certos casos.

Segundo dados do Ministério da Justiça de 1994, há no Brasil 130.000 presos, sendo: 96% homens, com média de 2,15 presos por vaga e a maioria pobre, 95%. O ser humano é sempre maior que sua culpa, mas, quem erra perante a Sociedade tem o direito de se reabilitar, sem discriminação.

A campanha propõe que ajudemos o encarcerados, construindo com eles novas formas de vida, porque, juntamente com suas famílias, são entregues à própria sorte. Lutar pela vida e as oportunidades de direito, como cristãos e cidadãos de todos os segmentos é um desafio para todos nós, direito à Saúde, Educação e trabalho digno. Só assim prevalecerá a JUSTIÇA E A FRATERNIDADE entre nós.

Na quarta página (contracapa) foi assim:

RIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO

UM JEGUE CHAMADO CARDOSO

Marcos Aurélio - Marquinhos

A história de hoje fala de uns jegues urbanos e suas respectivas famílias. Os tais jegues atendem pelo nome de Cardoso Industrial A ou B - 1117 e seu primo Industrial A ou B - 1112, como preferir o usuário. Os jegues prestam serviço "e que serviço" de transporte há muito tempo, habituados a andar sempre na hora, digo, de hora em hora e como tradição familiar, com carga máxima (carroça suja, disfarçada de coletivo), sendo que um dos jegues (1112-B) se pirulitou pras bandas do Barreiro. Tais jegues são de propriedade de uma outra família, cada vez mais rica com o trabalho dos velhos animais.

Outra família já está com o direito garantido de que seus jegues não serão amolados por 10 anos, "sem concorrência", é mole? Direito garantido por padrinhos ocupantes da Prefeitura de Contagem. Bom, o jeito, sô, é pô os jegues pra corrê e pressioná os Vereadores a revogarem tal Lei de Prorrogação. Portanto, abra o olho, usuário de jegue coletivo, "senão, vamos andar de jegue a vida toda".

CONCORRÊNCIA JÁ!