Cronica urbana
Ahhh , a cidade!!! Também conhecida como urbe , metrópole...e muitos outros..Chamem do que quiser.Sou íntimido e a chamo de cidade apenas.Segundo o "Aurélio" cidade é um "complexo demográfico de atividades não agrícolas".Eu discordo.Cidade é muito mais do que um amontoado de gente que não carrega pás e fertilizantes naturais!Acho que é por definições como essas que temos certeza que os dicionários não tem sentimentos ...
Mas isso é outro papo.O que interessa agora é que cidade, por inspiração (já que "por definição" não passa de um complexo demográfico), tem que ter barulho , seja por aquele carro que tocou o alarme sozinho , ou então a sua vizinha com o som alto , ou até mesmo aquele cara que vende pipoca e cuzcuz e passa com aquela buzininha que avisa até ao "tico e teco" que ele está por ali.Tem que ter poluição , o ar nicotinado entrando em seus pulmões , a poeira acertando os olhos , os pés voltando pretos para casa ao final do dia.Tem que ter carro : engarrafado , tapando a passagem na calçada , avançando sinal vermelho.Tem que ter Panfletos : de empréstimos , dentistas , depilação , tem de tudo! E tudo acabando , é claro , na nossa mão.Tem que ter o espírito apressado e atropelante das pessoas , que se você estiver andando com um copo de suco na mão e um sanduíche na outra , derrubam o suco e, quando você cai em si, vê que já te derrubaram o sanduiche!!!
Essa deveria ser a definição do dicionário!E não "complexo demográfico"...Já estou eu denovo implicando com o "Aurélio",tenho que me policiar!Voltando..tem gente que não gosta da cidade , diz que quer morar no campo , num lugar tranquilo..Eu, sinceramente não as entendo, imagina viver sem tudo isso ? Não não , minha já fraca inspiração seria totalmente afagada pelo canto dos pássaros! Falando neles,temos uma situaçao engraçada :as pessoas saem da cidade pra fugir do barulho e , em compensação , escutam pássaros e mais pássaros o dia inteiro no campo onde vão morar!!! Que paradoxo da vida,não ? A definição de campo no dicionário deveria ser "Complexo passaresco" ....Seria o mais justo..Mas retornando ao "viver sem a cidade" ao meu ver , para minha mente e meu corpo, seria impossível. Afinal, acho que todos nós, apesar dos pesares, na verdade amamos tudo isso!!!
Coitado é do "Aurélio" , que , inanimado na estante , continua achando que cidade é só um complexo demográfico não-rural! ! ! Deixa! Ele não sabe o que tá perdendo !