Aquilo que nos alimenta

Tão orgânico e simples é o ato de alimentar-se. Há quem se alimente de amor e além disso só precise de uma cabana (não por muito tempo, mas há). Dentro do básico reside o essencial restando classificar o que significa a essência de acordo com o sujeito. De fato se dermos outro enfoque, aquilo que alimenta um ser necessariamente não atende à fome do outro, seja ela física, emocional ou espiritual, ressalvando-se, é lógico, os carentes de auxílio que não têm poder de escolha. Filosofia não põe comida na mesa. Mas é de sabença geral que consta na Bíblia que “nem só de pão viverá o homem, mas de tudo o que sai da boca de Deus”. O povo cristão acredita firmemente nessa assertiva e com ela também concordo de alguma forma. Porém, absolutamente todos nós, independentemente de professar alguma fé religiosa ou não, possuímos anseios e ideais que, quando atingidos, alimentam-nos demais e isso atrai felicidade. Digo além, somente buscar o alimento que nutrirá alma, corpo ou ambos já é motivo de prazer e alegria. É sentir que, mesmo havendo obstáculos, estamos escrevendo nossa história segundo nossas próprias convicções.

Vejam os pássaros livres na natureza, como sobrevivem frugalmente e ainda assim cantam e se sentem felizes, pois cumprem seu propósito no mundo. Observem as flores que aguardam pacientemente que a chuva as regue e depois sejam polinizadas a fim de se multiplicarem. Já o nosso propósito nesta terra não é tão orgânico, demanda profunda investigação para que não sobrevivamos meramente como os animais silvestres. Além do alimento corporal, os homens podem alimentar-se de música, dança e artes em geral, de fazer o que gosta, de ver seus entes queridos desfrutando de saúde sem sobressaltos, de poder suprir suas necessidades rotineiras sem angústia. Não podemos esquecer que sonhos também são excelentes alimentos e combustíveis para se enfrentar cada novo dia, é o que fará nosso coração vibrar e nossa mente maquinar. Tempos atrás assisti o documentário “Lixo Extraordinário” sobre o artista plástico Vik Muniz e seu trabalho junto aos catadores do aterro sanitário de Jardim Gramacho que modificou a vida de muitos deles devolvendo-lhes a esperança que os alimentou enormemente como também recursos financeiros. Motivação é alimento, apoio também, pois nenhum homem é uma ilha, citando o poeta inglês John Donne.

Lamentavelmente há quem, ao contrário do que foi dito acima, alimente-se de inveja, orgulho e disseminação de discórdia, mas esses não irão longe na estrada por serem seus próprios adversários, tropeçarão nas próprias armadilhas e isso é lógica, não um vaticínio. Contudo, devemos recordar que o prisma refrata muitas cores que são enxergadas por cada pessoa segundo seu histórico. Até mesmo os livros que nos alimentam de incontáveis formas nunca transmitirão idêntica mensagem a duas pessoas, já que nossa visão de mundo é uma espécie de digital indelével, ela nos individualiza porque vem carregada de toda nossa vivência e como reagimos ao que passamos. Vejo beleza nisso.

É importante descobrirmos a mola mestra que irá nos impulsionar rumo ao infinito e ninguém poderá deter esse foguete tão potente!