"A EXPECTATIVA" Crônica de: Flávio Cavalcante
A EXPECTATIVA
Crônica de:
Flávio Cavalcante
É próprio do ser humano viver numa ansiedade eterna. E segundo alguns estudiosos esta ansiedade já vem desde o berço.
Existem pessoas que vivem à espera de algo que nem ela mesma sabe o que é.
A expectativa de uma espera eterna de alguém que não se sabe quem é, quando vai chegar ou de algo, que muitas vezes, o cérebro humano emite como mensagem, alguma informação que está pra chegar, deixando o agente receptor, ansioso sem saber do que se trata; com isso, essa espera oculta, gera um grande problema na saúde, através de uma crise homérica de ansiedade chegando na maioria das vezes uma enorme depressão.
Outras pessoas, vivem num mundo fora da casinha, com um tal de guardar para um amanhã incerto e não sabido, esquecendo de viver o hoje.
Conheço pessoas que vivem guardando objetos, esperando aparecer alguma visita para oferecer algo de qualidade e diferente, dar um conforto melhor ao futuro visitante, se por acaso vier.
Quantas pessoas viveram a vida acumulando coisas sem necessidade, por causa de uma crise de ansiedade que nem elas mesmas sabem de onde vem. Pessoas que chegam num certo nível de enfermidade tão avançada, que precisam da ajuda de um profissional de psicologia para que esta pequena ansiedade não se transforme em um problema bem maior e uma doença mais grave.
Há relatos de pessoas que vivem acumulando valores, na expectativa de uma necessidade posterior, e muitas vezes de forma doentia, tirando na maioria das vezes de fontes inapropriadas no momento, tornando sua vida financeira um caos por causa dessa expectativa de guardar, caso venha precisar amanhã.
Assistindo algumas palestras sobre o tema abordado, ouvi relatos de alguns espectadores, que têm vícios de guardar dinheiro, diferentemente de estar fazendo uma reserva econômica pensando no amanhã, que neste caso se tornaria até uma virtude, que se controlado, a vida passaria a ter mais controle monetariamente, dando a possibilidade de usar a reserva para um lazer, sem precisar mexer no orçamento normal da família.
O problema é que muitas pessoas não têm este controle e ao invés de ter esta prática com uma ambição, passa a ser um escravo acumulativo ganancioso e isto é um problema bastante sério, levando a vida que deveria estar numa maré mansa, transicionando para um mar revolto de complicações destrutivas dentro da própria família, fazendo da sua vida um verdadeiro inferno, uma guerra eterna consigo mesmo, que não existe vitorioso.
Um momento na palestra que eu achei muito importante foi a última mensagem deixada para os espectadores. “Temos que pelo menos tentar controlar a nossa ansiedade. Viver intensamente cada minuto da nossa vida, sem esperar o que vai acontecer no porvir; este, à Deus pertence”. Pessoas ansiosas, não conseguem enxergar o que está em volta e está mais preocupada com a hora morte, do que tentar viver intensamente o agora, deixando que a vida cuide da hora certa para ela chegar.
Flávio Cavalcante