Descaso com o povo

Não faz muito tempo, que no jornal do meio dia, moradores daqui do estado reclamavam da seca. Ironicamente, hoje morrem afogados nas enchentes.

O Espírito Santo está sofrendo com inundações de norte a sul. Nada de muito novo, não é a primeira vez.

Os governantes se sucedem, mas apenas os problemas de infraestrutura do estado se mantém. E são varridos para debaixo do tapete logo que passa a temporada de chuvas. Já me cansei de vê-los apontando culpados e nunca trabalharem por uma solução.

Parece a aplicação prática do efeito Mateus, quanto mais desastres ocorrem, mais chuvas são previstas. Quanto menos condições financeiras as pessoas tiverem, até o pouco que tem lhes é tirado. Não é nada animador.

Na cidade em que moro, pode-se sair de barco nas ruas. A cidade parece uma Veneza, sem o charme e glamour da Europa é claro, mas com muita lama , sujeira, ratos, cobras e tudo isso boiando nas ruas, para compensar. É o retrato do descaso, do caos.

E os desabrigados ainda se multiplicam, o que é muito triste.

Estradas federais interditadas, queda de barreiras, desabamento de casas, enchentes, é só o que se vê por aqui nesse momento, numa enxurrada de notícias.

E o contraditório sentimento de alívio por morar em um local que não tem inundação, ao passo que sente-se tristeza com o sofrimento dos afetados pelas consequências da chuva, que não tem a mesma sorte.

Tento de alguma forma me controlar, na hora que me aborreço com as poças de lama na minha rua, lembro das pessoas que viram suas casas com água até o teto. Vejo que não tenho o direito de reclamar, seria um ato de puro egoísmo, ingratidão. Vem a mente uma frase religiosa: " Em tudo dai graças".

As situações são o que são, cabe a nós apenas a interpretação pessoal. Todas as situações são motivos para reclamar ou agradecer. E os efeitos da gratidão são infinitamente mais benéficos.

O lema na bandeira do Espírito Santo é: "Trabalha e Confia". Trabalhar duro para superar os prejuízos com o efeito das chuvas e confiar em Deus, porque no governo não dá.

O povo capixaba é forte e persistente, não se deixa abater, apesar dos pesares.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 03/12/2022
Código do texto: T7663850
Classificação de conteúdo: seguro