Os 200 Anos de Karl Marx e a Atualidade de Suas Idéias

Numa cidade alemã há 200 anos nascia um dos pensadores fundamentais para se entender o mundo em que estamos inseridos, o autor da obra O Capital, livro básico para esclarecimento da sociedade capitalista. Gostem ou não das teorias de Marx, suas ideias são indispensáveis para a compreensão do mundo baseado na acumulação de dinheiro. Pois cada vez mais o que se observa é a alta concentração de riqueza em contraste com a aviltante miséria, o que tem tornado o planeta cada vez mais desumano e injusto para a vivência de todos.

Desde o século XIX suas teorias se mostram cada vez atuais num cenário socioeconômico em que 82% de toda riqueza mundial está nas mãos de apenas 1% dos mais ricos (dados auferidos no ano de 2017). Observando as democracias apenas formais se vê a existência de trabalho escravo nas periferias do mundo para sustentar o lucro das multinacionais, a má distribuição de alimentos. Também se observa as mortes diárias por fome no continente africano, a falácia da meritocracia que gera baixos salários. Uma farta empiria em que o capitalismo não tornou o avesso de si - não conseguiu desenvolver mecanismos que incentivassem a distribuição de riquezas entre todos os setores da sociedade.

Várias propostas políticas liberais e planos econômicos foram desenvolvidos rumo a bonança do capital e que destituíssem a “ilusão socialista” enfatizada de forma “satanizadora” pelo intelectual agitador de rebeliões sindicalistas. Entretanto, a dominação de classe via a exploração econômica é um processo que apenas se intensifica em Estados nações que retiram direitos da sociedade e privatizam os bens públicos para o crescimento do lucro para as grandes empresas.

Além disso, você hoje trabalha 8 horas por dia ao invés de desumanas 12 como eram no período da revolução industrial? Usufrui de férias remuneradas, multa rescisória, seguro desemprego e 13ª salário? Também usufrui dos direitos sociais como aposentadoria, serviço público de saúde e educação oferecidos obrigatoriamente pelo Estado a todos os estrados da sociedade?

Se sua resposta for sim, por mais que você demonize o pensamento marxista, saiba que foi a partir de suas teorias que movimentos sociais ao longo desses últimos séculos lutaram pela concretização de tais direitos. O que o capitalismo tem de mais humanitário é fruto das lutas travadas por críticos desse sistema. Portanto, Karl Marx não está ultrapassado e é hoje tão atual quanto na época de suas primeiras publicações.

08.05.2018

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 03/12/2022
Código do texto: T7663286
Classificação de conteúdo: seguro