Meu 11 de Setembro É Chileno

Em mais um 11 de setembro, data que o mundo lembra do ataque terrorista em solo estadunidense, essa data remete-me a lembrança as terras de Neruda. Lembro-a em memória da ditadura militar chilena tramada pelo binômio político EUA-Pinochet – que de forma sanguinolenta interrompeu um dos projetos mais audaciosos de emancipação popular, a do líder político Salvador Allende ao combinar dois grandes valores políticos (o socialismo e a democracia).

Que todos possam conhecer esse outro 11 de setembro e que ele não possa se repetir. Pois governos de real representação popular na América Latina tem sido constantemente atacados pela mídia, corporações internacionais e principalmente pelo imperialismo norte-americano.

Faço questão de homenagear o povo chileno ao invés dos Estados Unidos como forma de crítica à política internacional pelo seguinte fato: apesar de trágico os ataques às torres gêmeas (um ato totalmente condenável), infelizmente tal acontecimento é decorrente de uma política discriminatória que ao longo dos séculos XX e XXI o Tio Sam utilizou para colonizar e intervir ditatorialmente em vários países no mundo. E após o próprio ataque, o governo yankee manipulou as emoções do seus governados - utilizou a tragédia como desculpa para impor a política do medo e assim ter o "direito" de invadir o Iraque.

O que me chama atenção no governo de Allende é que sua gestão politica demonstrou ser possível o vínculo entre socialismo e democracia, fato miticamente propagando como impossível por parte de setores conservadores. Em seu país, o socialismo foi construído no respeito pelas liberdades democráticas, coletivas e aos preceitos constitucionais. Ele foi o primeiro presidente socialista eleito democraticamente. E também foi um revolucionário atípico: acreditava na via eleitoral da democracia representativa e considerava ser possível instaurar o socialismo dentro do sistema político então vigente em seu país.

Então fica a homenagem de forma contra hegemônica como critica a manipulação da tragédia que o governo estadunidense utiliza para oprimir povos de todo o mundo. O meu 11 de setembro é aquele de 1973 no Chile - é reviver a sede de justiça social de Neruda, a emancipação popular liderada por Allende, a coragem do povo chileno.

11.09.2016

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 01/12/2022
Código do texto: T7662022
Classificação de conteúdo: seguro