Relembrando a Segunda Guerra Mundial

Recuando no tempo. Era alguns anos antes do ano de 1945, a Inglaterra estava praticamente um caos, aliás o mundo inteiro parecia que de repente mergulharia num labirinto, muita gente não percebia, naqueles tempos os meios de comunicação se engatinhava, não havia como saber as notícias imediatamente como nos tempos de agora. Estou falando tudo isso, não é porque presenciei, eu ainda não havia nascido. Sei através da história e de relatos dos sobreviventes afirmando realmente os acontecidos.

Um dragão ameaçava a paz no mundo, esse dragão se referia com certeza aos nazistas que preparavam intenso pavor aos povos tidos como inferiores, justamente quando a Alemanha fora humilhada depois da Primeira Guerra Mundial, ela mergulhava na miséria, o líder Adolfo Hitler junto com seus companheiros nazistas espalhavam que havia um jeito de colocar o país na dianteira novamente, para isso teria de ferir milhões de seres no caminho, os bodes expiatórios foram os judeus. Mesmo assim a sanha devastadora aumentava, de repente até conquistar o mundo todo.

Naturalmente alguns países aliados, preparavam a represália aos malditos sanguinários, devo destacar os Estados Unidos e a União Soviética, (que infelizmente se digladiaram na Guerra Fria e até nos dias de hoje é um Deus nos acuda!) embora muita gente possa me corrigir por lembrar a importância desses dois países naquele inesquecível terrível confronto.

O que eu queria mesmo é dizer a importância que Winston Churchill teve nessa época sangrenta. Enquanto os exércitos de Hitler ia fazendo o que queria com os países que conquistavam, a Inglaterra bateu de frente e não aceitaria de jeito nenhum ser cúmplice dos invasores, resultado, foi cruelmente bombardeada pelos alemães. O que se via eram os belos edifícios reduzidos em ferros retorcidos e imensas pessoas mortas estraçalhadas. Churchill sendo o primeiro ministro afirmava:

--- jamais nós renderemos, nós ingleses lutaremos até o fim, incentivava seus compatriotas preferirem a morte do que renderem ao ditador Hitler, a tristeza seria infinita, e que esse país encantador não brilharia através da história! Churchill defendeu bravamente a democracia liberal. Durante o período em que a Inglaterra parecia que ia ser dizimada pela força devastadora do ditador alemão, ele era como um homem de ferro, sem dúvida enfrentou com bravura e ao mesmo tempo fazia com que os ingleses tivessem coragem, se possível até o fim. Foi um verdadeiro líder. Há relatos de que Churchill tinha seus defeitos, para manter a ordem tivesse que mexer com seus pauzinhos até mesmo contra a moral, tivesse também ideias racistas, talvez pensasse que os meios justificavam os fins. Devemos algumas vezes criticar nossos representantes políticos, mas sempre compreendê-los, ver que são pessoas humanas, seres mortais, para arrumar um jeito de melhorar a vida de milhões, tem que ter as artimanhas, como um jogo de xadrez? Muitas vezes decretar o xeque mate? Essas interrogações são porque as dúvidas sempre farão parte de nosso pensar, relembrar que muitas vezes alguns atos impensados poderão desencadear em outra violenta Guerra Mundial.