Reflexões sobre a amizade

Roberto Carlos queria ter um milhão de amigos em sua música, já eu, não. Ainda por cima eu não soube durante muito tempo que desejava selecionar melhor as amizades, descobri mais tarde. Como seria possível ter batalhões de amigos em quem confiar, abrir-se e conviver “na riqueza e na pobreza”? Era apenas uma ilusão conforme ficou demonstrado posteriormente. Amigo não julga, aliás, nem opina se não for solicitado, mas oferece o ombro e nos defende se for preciso. Um olhar ou três palavras já dão o recado e muitas palavras são dispensáveis. Amizade sincera é algo completamente delicioso de se ter!

Sendo certo que amigos antigos nos conhecem e certas vezes antecipam nossas atitudes, não creio que antiguidade seja posto. Às vezes a amizade fica em banho-maria ou desanda, daí a gente guarda um carinho especial para sempre, mas parte para outras aventuras amistosas, digamos assim. Afirmo isso porque há de haver fidelidade entre amigos, não apenas entre namorados. Vacilos podem aniquilar uma relação mesmo que normalmente se regue a amizade como plantinha delicada. E o perdão? Deve existir sim, mas se o outro não bater sempre nas teclas erradas que fazem a amizade desafinar. Amigo não compete, não inveja e não provoca, ponto. Todos amam o respeito, no entanto alguns “esquecem” de respeitar.

—Ah, meu gênio vem do meu signo X, e esse signo é fogo! Não tem conversa mais mole do que essa. Amizade é empenho, é responsabilidade tal qual no belo e lapidar livro “O Pequeno Príncipe”. Portanto, se cativou, mereça. Mesmo as pessoas aparentemente mais fortes possuem vulnerabilidades que os amigos costumam conhecer mais do que a família, então aproveitar-se de informação privilegiada é algo bastante vil. Quem ama cuida é um chavão, mas tão verdadeiro…

Boa mesmo é a amizade longa e estável como voo de cruzeiro para usar um termo da aviação, e tal privilégio é uma loteria, não é para quem quer, e sim um encontro de almas. Quem contar com mais de três desse tipo pode se considerar um magnata da amizade, contudo existe um merecimento associado também segundo a minha ótica. Ainda bolo alguns “mandamentos” para uma amizade longeva, mas seria furado porque na amizade não cabe receita de bolo, é afinidade e bem-querer, deixando claro que para ser válida não pode envolver qualquer espécie de vantagem, ou então está fadada ao fim. Lembram? “Amigos, amigos, negócios à parte”. Aliás, amizade não precisa ser longeva para emocionar e fazer bem, só precisa ser verdadeira.

Não se deve encanar se o amigo estiver numa fase ruim e se ausentar por períodos, pois se for para sempre tudo irá se acertar e encaixar, o espaço de cada um é sagrado. Essa fase vai passar como as nossas também passam, são estações da alma. Cobranças colocam tudo a perder, não é mesmo? Ao menos no meu caso sinto muita plenitude com as conquistas dos meus queridos amigos e o brilho nos olhos deles ajuda a iluminar o meu olhar. Sei ouvir a palavra não, transigir, e acho que todo mundo deveria aprender a lidar com a frustração, pois o amigo tem um espírito simpático, não precisa pensar exatamente igual a nós. E mesmo que exista o conflito, no final será superado se tiver que ser. A ansiedade geralmente é a responsável por muitos desentendimentos, portanto precisamos exercitar a sabedoria e não julgar. Leveza, respeito, empatia, que palavras lindas que ecoam eternamente nos cantos da alma…