O Advento de Natal inicia neste domingo

 

O próximo domingo será o primeiro dia do Advento de Natal de 2022. É nele que, segundo algumas tradições, se monta o pinheiro e as luzes natalinas, que devem ser desmontadas no Dia de Reis, 6 de janeiro. Sim, o Natal não é apenas a véspera e o dia 25, é um período, como vimos, longo, iniciando em novembro e indo até janeiro!

 

Tu podes procurar em qualquer bíblia pastoral da Editora Paulus e encontrarás as leituras para o ano litúrgico, nelas estarão as recomendadas para o Advento, que, basicamente, consiste nos quatro domingos anteriores ao dia 25 de dezembro. Ele se estenderá em 2022, portanto, de 27 de novembro a 24 de dezembro. Logo, reparem, a grande maioria das famílias faz a ceia ainda no Advento, antes da meia-noite do dia 24, ou seja, na véspera de Natal.

 

Além da árvore e das luzes, pode-se montar também a Coroa do Advento (foto acima), com as velas sendo acesas a cada domingo, preparando-se para a celebração do nascimento de Jesus. Nese período já é possível se deliciar com os filmes natalinos, que estão disponíveis em canais como o Studio Universal, que em 11 de novembro iniciou a programação especial "Natalxonados", com 24 horas diárias, até janeiro.

 

Natal é tempo de nascimento, de vida, de fé, de luz e de esperança. Que o período natalino de 2022 seja pródigo de felicidades pra ti e pra tua família.

 

Um bom final de semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, usem máscara em locais fechados, vivam e fiquem com Deus.

 

 

Ler mais:

Crônica do Advento de Natal, Portal de Notícias, dez 2020

Primeiro domingo do Advento de Natal, Portal de Notícias, dez 2021