Algumas Informações Que Colhi Em Itapecerica, MG.

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Estive no final da semana passada (num evento cultural) na bela e histórica cidade de Itapecerica, Centro Oeste mineiro, limítrofe à Formiga, Cláudio, Divinópolis...

Por lá, numa parte do sábado, do domingo, e perguntando sobre a vocação econômica do lugar...

Anotei algumas informações passadas a mim por José Alfredo, itapecericano, empresário do ramo hoteleiro, atualmente à frente da administração do Grande Hotel Ita.

Segundo ele, as empresas do seguimento de calçados de Nova Serrana, em suas demandas, por mão de obra qualificada, empregam trabalhadores locais e de outras regiões, dentro e fora do estado também; boa parcela destes do seu entorno.

Essas indústrias geram riquezas, fazem girar o mercado, a roda da economia local, estadual e do País.

Como diariamente um certo contingente de trabalhadores de Itapecerica, se deslocavam a esses postos de trabalhos na vizinha 'Cidade Polo do Calçado' para o ganho do pão de cada dia, tocarem suas vidas...

O gasto com transportes desses trabalhadores corroia seus ordenados, o poder de compra... — Além do tempo perdido no percurso de (ida e volta) à Nova Serrana.

Provavelmente por analisar também esse aspecto, a direção da Indústria de Calçados ADA, estabelecida, sediada em Nova Serrana, achou viável, instalar em Itapecerica, uma extensão da sua industria.

Para o leitor ter uma ideia do porte desse empreendimento, José me informou ter na sua linha de produção de tênis, mil e quinhentas operárias (moças) exercendo essa função.

Há na cidade, em atividade, a mineradora Nacional de Grafite que extrai e exporta esse mineral para o mundo inteiro...

A impulsionar a economia local, se encontra também o grupo BAUMINAS agro, que produz fertilizantes.

"Nutrientes para os seguimentos de nutrição vegetal, e nutrição animal". Nitrogênio e outros compostos químicos para o setor industrial...

Atualmente o grupo possui duas unidades fabris dessa, no Brasil: esta de Itapecerica, MG e a de Camaçari (BA).

Informou José Alfredo (Técnico em Agronomia) que, a proporção de uso do Nitrogênio (NPK), para cada saca de composto orgânico de 50 kg, deve-se ser adicionado cerca de 1 kg de nitrogênio.

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(24:11:22)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 24/11/2022
Reeditado em 25/11/2022
Código do texto: T7657163
Classificação de conteúdo: seguro