MAIS UMA COPA... 08h11min.

Em 1950, tínhamos tão somente oito anos, estava na frente de nossa casa, brincando com alguns colegas, quando passou um militar, nos “alertando”: o Brasil está jogando com Uruguai, decidindo a Copa do Mundo. Não nos ligamos muito, e bem mais tarde, fomos compreender o drama evidenciado por mais 200 mil espectadores no Maracanã, o monumental estádio construído, para sediar alguns jogos da Copa, bem como a decisão final que se daria entre o país anfitrião e Uruguai, alias o primeiro campeão mundial em 1930...

O Brasil que tinha feito uma campanha avassaladora, era o franco favorito, mas, quis o destino que isto não acontecesse, o Brasil abriu o placar, os brasileiros, aplaudiram entusiasticamente, seria o prenúncio de uma vitória esmagadora?

Ledo engano, o Uruguai empatou, e quase no final, marcou o segundo gol, para perplexidade dos espectadores, do estádio e dos milhões de brasileiros que acompanhavam pelo rádio. O Estádios foi envolvido por um silêncio sepulcral, não queriam acreditar no que estavam evidenciando, o Uruguai, venceu, para o espanto dos brasileiros...

Estamos em 2002, 30 de junho, e, na Terra do Sol Nascente, e Brasil conseguiria ser campeão pela quinta vez, está alegria, seria também acompanhada pela tristeza, pois quase no mesmo horário da conquista, se “despedia” de nós, um dos maiores sensitivos:

Francisco Cândido Xavier, aliás, anteviu: queria “partir” num momento de alegria do país. Naquele mesmo ano o PT ganharia as eleições, um novo ciclo ser iniciaria com prós e contras...

O tempo passa célere, 64 anos depois pela segunda vez o Brasil sediaria a mais uma Copa, a FIFA, “exigia” 8 arenas, o país fez 12, com valores “exorbitantes”, até com suspeita de superfaturamento, e uma monumental reforma no Maracanã, tudo indicava, que finalmente o trauma de 50 seria esquecido, e o Brasil era considerado uma seleção excecional, chegou as Quartas de Final, Brasil e Alemanha, em que aconteceu o maior vexame, em que os brasileiros não queriam acreditar no que estavam vendo: Alemanha 7 Brasil 1, que se constituiu num dos maiores “fiascos” desta fase, o Brasil ainda faria o vexame de perder mais um jogo, e a decisão final foi entre Alemanha e Argentina, em que a primeira acabou vencendo...

Vinte anos já se passaram, e o Brasil nunca maio foi Campeão, será que agora vai ser novamente? Não sei! Entretanto, depois daquele vexame, dos 7 a 1, contínuo “traumatizado”, e, pouco tenho me ligado com os jogos de nossa Seleção, visto que o atual técnico Tite, está ganhando uma exorbitância, e as conquista de ganhar uma nova Copa, ficam nas promessas. Será que desta vez vai dar certo? Sabe Deus! 08h54min.

Curitiba, 19 de novembro de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com./br/autores/wamorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 19/11/2022
Código do texto: T7653243
Classificação de conteúdo: seguro