Sobre atos, períodos e canções

*

15/08/ 2022 - Fui demitido. A vida não acabou, mas se fez cinza, não achei que fosse ser o fim, mas me desesperei sem saber por onde recomeçar.

*

16/08/2022 - Pela primeira vez em meses, saí para encontrar meus amigos no meio da semana. Me recordei que quem tem amigo tem tudo, inclusive colo. Cancelei minha aula de piano. A vida é arte, e eu estava descobrindo a arte de ser consolado pelos meus.

*

19/08/2022 - Primeira sessão de terapia pós-demissão. Não chorei. Me senti aliviado, decidi voltar à sala de aula depois de dois anos trabalhando com educação corporativa.

*

02/09/2022 - Fui em uma festa universitária. Descobri que não tenho mais idade e nem paridade musical para esse tipo de evento. Fiquei de fora do tik tok, perdi o timing musical da Geração Z.

*

06/09/2022 - Fui selecionado para a minha primeira entrevista. A ansiedade não me dominou, mas a expectativa, sim.

*

07/09/2022 - Almocei com a família da minha amiga Ana Cecília. Pequenos prazeres da vida adulta que acalmam o coração.

*

08/09/2022 - Fiz a entrevista no mesmo dia em que a rainha morreu. Encontrei outras amigas pelo Centro. Saímos para conversar, beber e rir. A vida é dual demais. O fim do mundo não era aqui, mas estava ocorrendo para alguém.

*

09/09/2022 - Recebi a ligação do RH. Não avancei no processo seletivo. Chorei pela primeira vez de angústia. Chorei pela primeira vez de saudade dos amigos que fiz no antigo trabalho.

*

Em alguma sessão de terapia, entendi que meu trabalho era meu casamento. Me permiti viver o luto do fim desse casamento. “E chorei ao perceber que iria sofrer e me desesperar”.

*

30/09/2022 - Decidi voltar em definitivo para a sala de aula. Saí para encontrar parte dos amigos da época da faculdade. Rimos, conversamos, quase choramos. Refletimos sobre a vida. A vida ainda era boa. Reafirmei meu amor e interesse pela sala de aula. No final da noite, voltando pra casa, chorei no meio da rua.

*

04/10/2022 - Fiz entrevista para um estágio na área da educação. felizmente não passei. As condições de trabalho eram insalubres. Educar é um ato de amor, mas ser escravizado é outra.

*

Que saudade do VR da empresa. Que saudade do salário certo e garantido na conta-corrente. Saudade da estabilidade da vida. Que tempos tão próximos e tão distantes. Que montanha-russa lancinante de sentimentos a vida me lançou. Mas, pra quê querer ensinar a vida? Pra quê sofrer?

*

Tocar piano se tornou meu prazer desopilador. Não há espaço para pensar na vida quando se está ocupado tentando fazer um lá maior com a mão direita enquanto se concilia os movimentos da mão esquerda, uma mão definitivamente não feita para bater três notas de uma única vez.

Passei a me dedicar também aos roteiros, passei a participar de uma oficina de roteiro e a trabalhar como estagiário e roteirista de dois filmes.

A arte existe porque a vida não basta.

*

09/10/2022 - Fui à Feira de São Cristóvão encontrar amigos. Planejei voltar às 23h; cheguei em casa às 06 da manhã com um sorriso que poderia ser visto de ponta a ponta da Linha Vermelha. A vida não é um bolinho, mas ainda consegue ser surpreendentemente boa e prazerosa.

*

Em algum momento de outubro, respirei fundo e passei a ir pessoalmente deixar currículo em cada escola e curso da minha região. Me tornei amigo de algumas secretárias escolares, poços de simpatia e de carinho. O que a vida quer da gente é coragem.

*

14/10/22 - Entrei na sala do pré-vestibular social e fui recebido com uma salva de palmas. Era véspera do dia dos professores. Fui inundado de amor. A sala de aula era meu lar, meu santuário. A vida me disse que era lá onde eu devia estar.

*

30/10/2022 - Ajudei a eleger o novo presidente do Brasil. Um novo governo. Um novo tempo. Passei mal durante a apuração. O sinal está aberto para nós que sonhamos. Bem aventurados sejam aqueles que têm fome e sede de justiça. Ouvi “Vou Festejar” da madrinha Beth Carvalho.

*

01/11/2022 - Fui fazer entrevista presencial para vaga de professor em uma rede de cursos. O retorno viria em 48 horas.

*

03/11/2022 - O retorno não veio. Me desesperei.

*

04/11/2022 - Fiz a baliza no tempo certo. Bati no obstáculo só uma vez. Subi no meio-fio somente uma vez. Meu instrutor me avaliou positivamente, mas disse que eu não posso me desesperar no trânsito. É me apressando para evitar o erro, que eu acabo errando. Na dualidade da frase.

*

05/11/2022 - Encerramos o ano letivo do Pré-vestibular social. A educação me move. O amor dos alunos me comove e me joga pra frente. Nasci para isso. Nasci para eles. Que encontro incrível tivemos.

*

08/11/2022 - Fui contratado.

*

09/11/2022 - Conheci minha turma. Foi assustador, mas nos demos bem. Viver é assustador, mas é bom.

*

11/11/2022 - Encontrei presencialmente meu analista após algumas semanas. Chorei avaliando os últimos meses. Chorei na dor e na delícia de assumir a responsabilidade sobre quem sou e o que quero ser.

*

12/11/2022 - Completei 23 anos ao lado de amigos e familiares fenomenais. Não poderia ser melhor. A vida segue sendo generosa comigo.

*

16/11/2022 - Recebi o cronograma de aulas que darei em novembro. A vida tão generosa comigo. A vida tão dual, complexa e por vezes difícil, sorriu para mim.

*

O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre no meio da tristeza! Só assim de repente, na horinha em que se quer, de propósito — por coragem. Será? Era o que eu às vezes achava.

João Guimarães Rosa.

Pedro H Ribeiro
Enviado por Pedro H Ribeiro em 16/11/2022
Código do texto: T7651546
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.