Sou muito transparente em meus relacionamentos. Sempre falo o que espero dos meus parceiros. Morar juntos? Não. Que seja eterno enquanto dure? Sim. Quando não quero mais, falo logo, não fico enrolando. Nunca criei falsas expectativas em ninguém. Dores de cabeça? Muitas. As pessoas costumam cobrar a verdade, mas não conseguem conviver com ela.

          A vida a dois é muito difícil e às vezes exige renúncias e até mesmo sacrifícios que não estamos prontos para cumprir. Vida de instagram não existe. A perfeição é inatingível. O ser humano está perdendo sua humanização. Evitar problemas é saudável, mas não podemos fugir deles. Ser sincero não siginifica ter que passar por cima do outro, mas falar o que realmente está acontecendo com você, para que o outro preste atenção e fale dele também. A fantasia não pode se sobrepor a realidade senão o relacionamento terá curta duração. O excesso de liberdade que temos hoje excluiu a sensação gostosa da paquera, da conquista, do frio no estomago no primeiro beijo, o romantismo do começo e banalizou o amor.

          Ir com muita sede ao pote nos deixa cegos e muitas vezes não nos permite enxergar alguns sinais que quando damos um passo de cada vez, as surpresas são menores e causam menos estragos. Conseguimos prever o futuro? Não, mas prestar atenção no seu amor ajuda. Por exemplo: observe como seu ou sua parceira trata as outras pessoas. Isso é muito importante. Não quero acabar com a fantasia do primeiro encontro, mas achar que com você vai ser diferente por causa do amor é uma grande ilusão.

          Já vivi uma relação abusiva e aprendi que é essencial sabermos o que não queremos, impor limites. O medo de frustrar o outro torna muito difícil essa questão, mas é um recado que você não vai aceitar qualquer abuso. A vulnerabilidade e a carência não deixam a gente perceber que estamos em um relacionamento tóxico ou nos faz acreditar que podemos mudar nosso amor e não, nós não vamos conseguir mudar nada. Nunca conheci ninguém que viveu uma relação abusiva e conseguiu reverter a situação. Você já?

José Raimundo Marques
Enviado por José Raimundo Marques em 15/11/2022
Código do texto: T7650809
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.