A AMÉRICA E O SONHO DE LIBERDADE
Saleti Hartmann
Poetisa
Cândido Godói-RS
A História das Civilizações traz nos seus registros a conquista de povos e de territórios por meio da barbárie, da violência e das guerras fratricidas.
Os povos conquistados eram subjugados aos conquistadores, e não mais poderiam escolher o que queriam, perdendo a sua cultura, sua religião e costumes tradicionais, e eram obrigados a silenciar, diante da crueldade dos ditadores sanguinários.
Mas, enquanto as hordas selvagens continuavam sua crueldade de conquistar e exigir obediência, alguns seres humanos começaram a ter um sonho de Liberdade...a luta pela Liberdade não foi fácil, nem se consumou do dia para a noite.
Essa conquista durou centenas de anos, até que os Homens de pensamento livre pudessem, enfim viver no novo mundo.
Assim, após muito sangue derramado, os sonhadores, enfim, conseguiram trazer o sonho de Liberdade para um determinado território...este território, ganhou o nome de AMÉRICA!
Dessa forma, conta a História que, ao tomarem conhecimento deste sonho imenso se transformando em realidade, tentavam a fuga do país de origem, onde reinava a tirania, para, enfim, tornar-se livres, sem as constantes ameaças de morte dos governos tiranos.
A fuga de milhares de seres humanos dos países ditatoriais deu-se por terra, ar e mar. Quando não conseguiam alcançar a América, eram fuzilados e torturados pelos mandantes do poder.
A História da AMÉRICA E O SEU SONHO DE LIBERDADE deveria ser contada e recontada nas Escolas, pois somente assim, os jovens aprenderão a dar valor pelo sangue inocente derramado, e por tudo o que foi conquistado em nome da LIBERDADE.