Liberdade

A liberdade...

A liberdade de ir e vir entre outras liberdades estão asseguradas em quase todos lugares através de cartas magnas, mas é na minha visão um conceito restrito aos anseios das sociedades que compõe esse nosso imenso e diversificado planeta.

Mesmo que nos privem de nossa liberdade física; de andar, gesticular e até mesmo falar, ainda assim estaremos livres pois nossos sonhos e pensamentos ninguém é capaz de prender, de limitar, de deter.

Somos habilitados a sonhar ou pensar estando em sintonia com o presente, o futuro, o passado e o inédito. Em nossa imaginação vivemos aventuras e momentos que são originados nesses ciclos de fantasias, inspirações, idéias e lampejos que nos propõe a ficar tentando decifrar histórias que podem ser fascinantes, insaciáveis, temerosas, inacreditáveis, entre tantos outros adjetivos.

A liberdade do pensamento é um princípio que acompanha o ser humano desde que ele foi concebido, ela é intrínseca a todos seres porém florescente ao homem. É pra mim a mais importante dádiva que temos porque permite a continudade de seguir caminhando para conquistas e evolução da humanidade.

Essa liberdade convive com momentos que passamos e se manifesta de acordo com as necessidades, ela mostra que seu conteúdo se amplia e se mostra infinito. Se fortalece e se estende à medida que a atividade humana se alarga, e em diversos instantes, extrapola a compreensão exteriorizada de nosso inconsciente.

O direito do pensamento se expressar não precisa estar nas normas e leis instituídas porque ele é peculiar a todos e foi estabelecida por um ser supremo e absoluto.

O livre pensar se torna uma fonte de tormento a muitos indivíduos na sociedade, porque jamais poderá ser controlado, e isso por si só nos permite ousar, nos promove a privilégios que o homem nunca terá o poder de impedir enquanto tivermos vida e sensibilidade.

Mas tenho o discernimento que não posso e nem me permito externar muitos de meus sonhos e pensamentos porque tenho entre preceitos que ao querer expressá-los não devo sobrepor ou prejudicar meus semelhantes, pois se assim fizesse estaria sendo egoísta, insensato e até injusto, então procuro seguir aquela regra fundamental que diz que minha liberdade termina quando do outro começa. Sem dúvida isso é inquestionável.

Muitas vezes exponho meus sonhos e pensamentos como o faço agora porque creio que são pertinentes a conhecê-los, outras vezes deixo-os recolhidos a mim para que eu me apeteça em deleitar e instigar minha intimidade, porém sempre que possível, compartilho com todos, principalmente quando eles refletem a a essência prazerosa do amor, da paz, da sabedoria, do bem querer e da reflexão.

A perfeição da criação divina está nessa caixa mágica que chamamos de cabeça. É nossa maior riqueza.

Somos pássaros pensantes sem asas e plumas mas que voamos muito além de nossa imaginação.

Viva a liberdade!!!!

Antônio de Magalhães
Enviado por Antônio de Magalhães em 09/11/2022
Código do texto: T7646224
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.