TEMPOS DE “MODERNIDADE” ... 11h58min. (PARA UNS ÓTIMO, PARA OUTROS NEM TANTO).

Diante do momento “inquietante”, que passa o nosso país, vamos aproveitar para abordar um tema mais “leve” e descontraído. Ontem, completamos 81 anos, até aí nada de novo, entretanto nestas mais de oito décadas, muito vimos e acompanhamos, a questão do comércio por exemplo...

Quando éramos criança, nossa vó, nos mandava ir um armazém, que ficava bem próximo de nossa casa, pedíamos o que havia solicitado, o dono do armazém, ou sua esposa, nos atendia, e costumeiramente marcava em nosso caderno, um ficava conosco e outro, com o proprietário, no começo do mês nosso tio lá comparecia, pagando as compras do mês, e no seguinte começava tudo de novo...

Bem mais tarde começaram os supermercados, que foi uma grande novidade na época, o cliente entrava no estabelecimento, colocava num carrinho, passava no caixa, que ia somando, dava o total da compra, e o cliente poderia pagar com cheque, dinheiro, e, bem mais tarde surgiu o cartão de crédito, ou débito, algo que persiste grande parte até hoje, com a diferença, que a “máquina”, vai lendo o código de barras, e no final dá o total da compra.

Esta devo a Jovem Pan, que noticiou ontem, que abriu em nossa cidade, no bairro da Água Verde, o primeiro supermercado da América Latina, em que o cliente entra, vai pegando os itens embrulhando em sacolas, ao mesmo tempo a “inteligência artificial”, vai registrando e somando os itens pegos, tudo fica registrado no celular do comprador, que ao sair do estabelecimento, o total já foi debitado em seu celular...

Entretanto, fica um questionamento, isto extinguiu o trabalho dos caixas, e dos auxiliares que embalavam os produtos, e, se a moda pega, quantos empregos serão extintos... Isto também está acontecendo no setor bancário, em os senhores banqueiros, querem a todo custo, que o cliente resolva tudo no banco 24 horas. Também no transporte coletivo, os cobradores estão perdendo seus postos de trabalho, em que o cartão do vale transporte está se tornando obrigatório...

Quanto a “nós”, no tocante a “modernidade” destes tempos “novos”, pois quando vamos ao supermercado nem o celular levamos, pois preferimos a “moda antiga” ...

12h26min. Curitiba, 8 de novembro de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com./br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 08/11/2022
Código do texto: T7645385
Classificação de conteúdo: seguro