MUNDO PARALELO, LOUCURA COLETIVA OU AMBOS?

POR JOEL MARINHO

Eu vi surgir do mar uma serpente com sete cabeças soltando fogo pelas narinas e...

Calmem, calmem, não é nada disso que quero falar, falarei de outro universo paralelo, ou seria tangente, aquilo que saiu de órbita e perdeu o rumo da realidade?

Quando lidamos com as formações mitológicas, racionais que somos hoje damos um desconto, afinal, historicamente falando não havia explicação para a maioria dos fenômenos hoje existentes, logo diversas teorias, deuses, religiões foram criados para explicar mais rápido os fenômenos até então inexplicáveis.

De certo a humanidade precisaria disso, porém aos poucos foram provando que algumas vezes estavam certos, enquanto noutras nem se aproximavam do pensado anteriormente. A terra carregada por enormes tartarugas ou gigantes permearam o imaginário de alguns povos recheados de verdades absolutas incutidas por gurus e líderes religiosos de toda sorte.

Pois bem, mas hoje já caiu por terra esse mito da terra plana e de grandes tartarugas ou gigantes carregando a terra, opa, “perai”, esqueci que ainda temos os terraplanistas do século XXI mesmo com todas as evidências de uma terra em formato “arredondado” e girando em torno do sol ainda pensam que somos o centro do universo, mal eles sabem que para o tamanho do universo a terra é “inexistente”.

Enfim, eu vi surgir de uma “mente” fora de contexto uma porcentagem de brasileiros vivendo em um mundo paralelo, o das redes sociais e o déficit cognitivo de não entender diferenciar o concreto do abstrato e vivem ainda como uma criança que não sabe abstrair as coisas e/ou palavras. E como vemos isso nas redes, o grande sofrimento de não saber interpretar um texto de cinco linhas escritas e acabam acreditando da forma como leem. Assim intensificam as redes de fake News, ou seja, mentiras.

Eu vi nos últimos dias pessoas batendo continência a pneu em via pública, vi pessoas acreditando ser fuzil para um golpe militar entrando em um caminhão do exército e em gritos de alegria pediam intervenção militar ou federal, sei lá. Agora por último “nomearam” a cantora Lady Gaga como ministra internacional para recontar os votos da última eleição à presidência da república no dia 30 de outubro, só não sei se já avisaram a ela que vai conferir de um por um os mais de cem milhões de votos

É surreal, em pleno século XXI estarmos vivendo como no período medieval em que se acreditava fielmente naquilo o qual o padre impunha para a população sem ter de fato como pensar fora da “caixinha”. Há absurdos acontecendo na qual eles dizem ser real que realmente não dá para acreditar antes de fazermos uma checagem pelos meios de comunicação com maior credibilidade, só depois de ver em vários canais de comunicação acreditamos no acontecimento daquele absurdo.

Dentre esses acontecimentos dos últimos sete dias talvez o mais absurdo tenha sido ver uma pessoa pendurada na cabine de um caminhão sendo levado por alguns quilômetros arriscando a sua vida e atrapalhando a vida do trabalhador caminhoneiro, caso ele tenha caído dali era esse trabalhador que iria responder pela irresponsabilidade alheia.

Enfim, eu vi surgir dentre meu povo os mais absurdos e irresponsáveis protestos por não aceitarem os resultados das urnas, urnas essas que já tinham dado diversos mandatos ao seu líder e nunca foi contestada por adversários políticos. É sem dúvida a coisa mais aberrante surgida no Brasil nos últimos quarenta anos, senão em todas as esferas no setor político sim.

Estou agora esperando a “revolta dos cachorros”, pois já espalharam fake News por aí de que a partir de janeiro passaremos a comer carne de cães. Ainda bem que os cães diferentes de alguns seres humanos têm mais amor e talvez uma cognição bem maior, ao menos no fator de audição, penso eu que até na racionalidade. Nunca vi nenhum deles pendurados em caminhões pedindo intervenção militar ou federal, quando apanham do seu oponente saem correndo e gritando caim, caim, caim e... vida que segue.