Panaceia
Crônica Nr 20 16 Jun 22 - Panaceia
(Gaby) -- Woof! Woof! (Bom dia!)
((Dindo) -- Bom dia, meu bebezinho! O passeio de hoje pela praia do Bessa foi bem longo, não foi?
(Gaby) -- Foi mesmo, dindo. Sabe como eu defino, em uma só palavra, o prazer de caminhar pela areia bem cedinho?
(Dindo) -- Não tenho a menor ideia!!
(Gaby) -- Panacéia!
(Dindo) -- Panaceia?? O que é isso, princesa??
(Gaby) - Woof! Woof!"Panaceia é um termo originário do grego panákeia, onde pan significa "todo" e ákos significa "remédio". Assim, a palavra indica uma substância que cura todas as doenças."
(Dindo) -- Clap! Clap! Clap! Que conhecimento profundo de etimologia, minha flor! Acho isso fantástico!!
(Gaby) -- Que nada, dindo! Fantástico mesmo é esse trabalho silencioso e voluntário da tia Panacéia!
(Dindo) -- Tia Panacéia?? E com acento agudo na letra e?
(Gaby) -- Woof! Woof! Aposto que você não conhece a tia Panacéia, esse ser humano maravilhoso, que diariamente, voluntariamente, vem à praia do Bessa para recolher o lixo deixado por outros seres humanos sobre a areia.
Ela me faz recordar a fábula "Incêndio na floresta"!
(Dindo) -- Como é essa fábula, princesa?
(Gaby) -- Woof! Woof! Houve um incêndio de grandes proporções numa floresta onde havia muitos animais, que dependiam dela para sobreviver. Então, um beija-flor, também conhecido como colibri, tomou a iniciativa de coletar água do rio com seu minúsculo bico para extinguir as enormes labaredas que consumiam a mata.
Ao vê-lo empreendendo esse ínfimo esforço, os outros animais começaram a caçoar dela. Um deles perguntou-lhe se ele pretendia realmente debelar o fogo.
(Dindo) - E o que o beija-flor respondeu, princesa?
(Gaby) -- Woof! Woof! Ele disse: -- Não sei!! Mas eu estou fazendo a minha parte!
É igualzinho ao trabalho da tia Panacéia. Hoje ela pode recolher 10 quilos de lixo. Amanhã, no entanto, poderá haver uma tonelada. Mas ela segue nessa hercúlea tarefa diária com carinho, resiliência e obstinação. Faça chuva ou faça sol!!
(Dindo) -- Isso é fantástico!! Precisamos convocá-la para fazer uma limpezinha na capital do país, princesa!!
(Gaby) -- Woof! Woof! Nesse caso, precisaremos de uma legião de panaceias.