SIMPLES ASSIM

Sexta-feira, 4 de Novembro de 2022

Óbvio é que não se pode levar a sério muitas das notícias que rolam por aí. Tanto na imprensa dita comum, bem como na agora nova mídia informativa, que alguns estão tratando de alternativa.

Mas dando-se os devidos descontos, várias coisas se destacam. A primeira delas é a mudança nos métodos econômicos, abrindo as contas para acréscimos orçamentais, quebrando assim o controle apurado dos gastos no país.

Uma outra coisa preocupante diz que o novo governo pretenderá alterar a estrutura das Forças Armadas. Segundo consta, tirando muita da força que ela exerce no país. Isto já foi pretendido, e efetuado em parte, desde o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Mas nada disso deve causar espanto doravante. Um povo ignorante, que consegue colocar de volta no poder um partido prá lá de conhecido no âmbito da roubalheira e da maracutaia, não tem a exata noção do tiro no próprio pé que perpetrou.

A coisa começa quando se viu e ouviu Lula falar em democracia, mas tecer loas ao socialismo/comunismo e em ditaduras e ditadores mundo afora. Eis aí um verdadeiro paradoxo. Coisa de transtornar àqueles mais privilegiados em inteligência do que a maioria da população.

Isso tudo não é e nem foi suficiente para o Congresso Nacional mexer-se e apurar tudo com precisão. Mas dessa instituição a população não tem com quem contar. É necessário sempre recordar de uma afirmação do Lula em 1993, quando ele disse escancaradamente que "no Congresso Nacional existem trezentos picaretas". É só 'dar' um Google nessa história.

Então, vinte e nove anos depois, o que podemos esperar desse órgão, a não ser um acréscimo nesse número. E que a inflação tenha agido nisso. Também que aquela casa não representa mais o povo de jeito algum. Até muito pelo contrário.

Mas agora falemos da "cereja do bolo". Esta é uma metáfora. E se refere ao povão brasileiro. E este é, sim, o culpado de toda a lambança que existe em "Pindorama". Porque é o que escolhe os legisladores que atuarão no Congresso Nacional. Não há nem o que discutir.

E pelo percentual de "picaretas congressistas" que existem no país, por analogia, pode se entender a qualidade desse povo "tupiniquim". Tudo isso é a razão direta dos absurdos que nos assolam diuturnamente. E só não os vê quem não quiser. Simples assim.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 04/11/2022
Reeditado em 05/11/2022
Código do texto: T7642497
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.