Corpos sem alma
Aristóteles disse:
“É acertado, pois, dizer que pela prática de atos justos se gera o homem justo, e pela prática de atos temperantes, o homem temperante; sem essa prática, ninguém teria sequer a possibilidade de tornar-se bom.
Mas a maioria das pessoas não procede assim. Refugiam-se na teoria e pensam que estão sendo filósofos e se tornarão bons dessa maneira. Nisto se portam, de certo modo, como enfermos que escutassem atentamente os seus médicos, mas não fizessem nada do que estes lhes prescrevessem. Assim como a saúde destes últimos não pode restabelecer-se com tal tratamento, a alma dos segundos não se tornará melhor com semelhante curso de filosofia.”.
Aristóteles se referiu aos filósofos, mas a constatação pode ser aplicada a qualquer área de conhecimento.
Advogados entendem de Leis, mas muitos não têm noção de Direito;
Arquitetos entendem de Desenho Arquitetônico, mas muitos desconhecem que Arquitetura é arte;
Engenheiros civis fazem Cálculos Complexos de Estruturas, mas muitos acham que moradia é apenas um pequeno cubo dividido em sala, quarto, cozinha e banheiro;
Médicos conhecem Anatomia Humana, mas muitos ignoram que pessoas têm alma;
Filósofos conhecem os Fundamentos Filosóficos, mas muitos acham que a Filosofia é o Big Bang, ou seja, é a criadora do Universo e não o meio para entendê-lo.
Veterinários têm muito carinho com cãezinhos e gatinhos, mas muitos acham que os hamsters de estimação são descartáveis porque podem ser comprados por R$ 5,00;
Intelectuais, em tese, são amantes do conhecimento, mas muitos se vangloriam de ter lido milhares de livros e não tem sensibilidade para entender “insignificâncias” que estão ao alcance de qualquer pessoa de pouca instrução, porém sensíveis.
Os supremos defensores do Direito no Brasil, os ministros do STF, acham que os princípios constitucionais e as leis são meras convenções que podem ser ignoradas se assim lhes convier.
Políticos que se dizem defensores da Democracia fazem apologia a ditaduras descaradamente.
Muitos indivíduos que se julgam cidadãos, atiram no próprio pé aplaudindo atitudes injustificáveis dos ministros do STF e votando nos tais políticos.
A Vida não é vivida apenas com a visão, audição, olfato, paladar e tato.
A essência de nossa existência está na atuação constante da alma.
Um povo que depois de mais de 500 anos de existência ainda não encontrou seu Caminho é um povo de alma adormecida.