Carcamanos

O porco, animal geralmente relacionado ao Palmeiras, não entrou nessa relação por acaso e nem sequer pelos motivos que muitos imaginam e, pior, espalham por aí sem base nenhuma.

Um dos maiores ícones da colônia italiana no Brasil foi o conde Matarazzo e este deu início à sua fortuna negociando com porcos. Os brasileiros endinheirados negociavam com outros bichos, porcos não, então no dia a dia foi sendo solidificada esta identificação. Daí pro apelido - dado ao time que melhor representa a colônia italiana - que substituiu o termo carcamanos foi um pulo.

Sou neto de italianos com muito orgulho, não sou palmeirense; quis falar sobre isso pra contribuir com a veracidade histórica que se constrói aos poucos, bem devagar e não da forma bizarra que jogam no ar aqui e acolá.

Essa história de que alguém soltou um porquinho no Pacaembu é real, mas vem bem depois. O caso Viola imitando um porco aconteceu, claro, mas muitos anos depois. A consolidação do apelido, a princípio pejorativo, aconteceu aos poucos e a maior torcida organizada do clube, agindo com inteligência, assumiu o apelido tornando-o símbolo do time, enfim é isso.

Luizinho Trocate
Enviado por Luizinho Trocate em 02/11/2022
Reeditado em 03/11/2022
Código do texto: T7641623
Classificação de conteúdo: seguro