Dia de Finados

Hoje é o dia que já amanheceu chovendo, pelo menos por aqui. Como se o céu chorasse pelos entes queridos já falecidos, tipo uma homenagem Divina.

É o dia em que as pessoas vão aos cemitérios, visitar as sepulturas de seus entes queridos. Acredito que seja um dia de reflexão sobre a brevidade da vida. Um dia que nós lembramos que devemos valorizar as pessoas que amamos, pois não se sabe qual é o dia da despedida.

Aprendi muito cedo, que a vida não somente nos dá alegrias, e também nos tira pessoas e deixa os olhos cheios de lágrimas.

São tantas pessoas queridas que já se foram, que eu não poderia visitar a todos. Desde a adolescência eu costumava ir ao cemitério visitar o meu avô ou minha avó. Nunca podia ser os dois ao mesmo tempo, pois estão separados eternamente por mais de seiscentos quilômetros de distância.

Por mais que o tempo passa, as pessoas que gostamos se mantém vivas na memória e no coração. O luto passa, mas a saudade, essa não acaba nunca.

Ironicamente hoje moro na cidade em que minha avó nasceu e morou por muito tempo.

Ainda lembro das férias que passava na casa dela, do Natal em família, das brincadeiras...

Hoje a casa dela deu lugar a um estacionamento de um supermercado. Só restam lembranças, de um tempo bom que já passou.

Ainda não sei qual é o propósito da vida. Não sei explicar nada, mas sei as pessoas encaram a morte de uma forma diferente umas das outras.

Minha idade não é avançada, mas já perdi meus quatro avós, quatro tios, um primo, vários amigos e também um filho, às vezes é uma ferida que não cicatriza tão rápido.

Sempre que penso nisso, lembro de valorizar o tempo que estou junto das pessoas que eu gosto. Um dia todos nós seremos apenas lembranças, espero que sejam boas.

Enquanto esse dia não chega, é importante viver feliz e grato pela oportunidade que ainda se tem de viver e colecionar experiências e bons momentos, viver e construir os sonhos.

Desejo que todas as tristezas passem logo e que a saudade triste torne-se uma lembrança feliz dos entes queridos.

Que todos os finados descansem em paz!

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 02/11/2022
Reeditado em 02/11/2022
Código do texto: T7640968
Classificação de conteúdo: seguro