A SERPENTE ESTÁ MORTA, AGORA É PRECISO TIRAR DE QUEM ELA PICOU... O SEU VENENO
“Bolsonarista é pior que São Tomé,
pois não acredita nem vendo, nem ouvindo,
nem sentindo na própria pele...”
(Carlos Eduardo Balcarse -Psicanalista, neuropsicopedagogo e educador)
Apunhalada foi então a peçonhenta e perigosa cobra
No mortal golpe a se fazer em sua cabeça
E, assim, a víbora foi morta
E agora que ela então está, faz-se preciso desintoxicar... os que ela picou
Oh! E são tantos!
Não, não será tarefa fácil
Certamente que não
Considerando que muitos com o passar do tempo passaram a amá-la,
... e “se adaptaram” co’a sua "peçonha"
Tal como quem inconscientemente sofre da conhecida “Síndrome de Estocolmo”
É verdade:
Simpatizaram co’ela – a maldita cobra
E por ela se apaixonaram
Ao que estabeleceram co’ela um forte vínculo de amizade... e de paixão
E nest’hora eu pergunto:
Até quando?
Oh! Até o momento em que eles acordarem de sua fantasia
... e, finalmente, se despertarem de seu delírio
Desiludirem-se, então
COROLÁRIO:
Você já acompanhou uma vítima de acidente por serpente?
Bom, talvez não
Eu que já trabalhei na área de saúde direi rapidamente a sintomatologia psicossomática observada em alguns, seja por cascavel, coral, jararaca...:
Agitação psicomotora, confusão mental, delírios, convulsões, e, às vezes, até choque em razão do desequilíbrio metabólico e hemodinâmico. E alguns pacientes, por causa da má evolução clínca, e devido ao agravamento da função respiratória, precisam ser intubados e adaptados imediatamente a um sistema de ventilação mecânica (respirador).
Tentarei colocar em uma linguagem mais simples:
O paciente fica “doidão”, não diz “coisa com coisa”, demonstrando-se bastante agitado, e precisando, na maioria das vezes, estar contido no leito, a fim de evitar maiores acidentes que possam vir a comprometer ainda mais a sua integridade física. Considerando que ele fica totalmente fora de si.
Pois bem, irei direto ao ponto:
Nunca se viu antes no Brasil tanto ódio nascido por identidade política e ideológica como está tendo agora. Falo a respeito do “bolsonarismo”, o qual infectou milhares de pessoas. São frequentes discursos de ódio, intolerância, alguns marcados até mesmo por xenofobia, homofobia, racismo e por outros preconceitos.
Um clima simplesmente hostil, carregado de ofensas e provocações, e, portanto, bastante desagradável a se perceber, então. Rupturas de amizades e vínculos afetivos, desentendimentos por bobagens, discussões e constantes brigas. Isto sem mencionar o quanto está sendo perigoso, já que muitos se demonstram agressivos e sem nenhum controle (a lembrar as vitimas de acidentes por serpentes).
E, falando a partir d'uma linguagem psicanalítica, muitas “vítimas” desceram até o fundo do poço, que é o fanatismo por seu “ídolo”. Sim, não se portam “racionalmente” chegando inclusive ao grau de praticarem homicídios (por motivação, como antes disse, política). Uma loucura total!
Bom, não serei ingênuo em acreditar que agora que a serpente está morta finalmente virá a paz ao país.
Ah! Meu amigo, acredito que foi como aconteceu na Alemanha nazista, que após o final da Segunda Guerra, muitos ainda levavam em seu psiquismo o veneno do “Führer”.
E aqui eu tomo a liberdade de colocar algumas palavras recentemente ditas pelo então Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva:
"Eu acho que o povo vai votar de forma soberana na democracia. E, agora, o que eu acho é que o bolsonarismo vai continuar. O ódio vai continuar por algum tempo, os fanáticos vão continuar por um tempo, mas eu acho que a gente vai ter um processo de reconciliação com a população brasileira",
É isso aí, meu amigo, a cobra está morta
Agora, a questão é “desintoxicar” as suas vítimas... de seu veneno!
Ainda vai demorar um pouco!
Post Scriptum:
Meu caríssimo leitor (leitora), eu já trabalhei com pacientes portadores de transtornos mentais, dependentes químicos, esquizofrênicos, e outras patologias psíquicas e sei muito bem que não é de um dia p'ro o outro que vá acontecer um "milagre". A verdade é que infelizmente a "cura" demora!
Agora, quero aqui deixar bem claro que para transtornados mentais existe "tratamento", embora não conheço tratamento (e muito menos cura) para "psicopatas", apenas o "diagnóstico". Contudo, o meu foco aqui foram os "transtornados", ou seja, as pessoas vitimadas.
Caríssimo leitor (leitora), não tive nenhum prazer de escrever este texto. O que foi escrito veio em função de um desabafo: perdi amigos e até familiares por causa desta maldita política, onde pessoas a mim próximas se perderam por terem mergulhado fundo nesta bobagem.
A vida destes maníacos pelo poder continuam (e muito melhor que as nossas) estejam [eles] ganhando ou perdendo qualquer eleição que seja. Se eu escolhi um certo nome veio a partir da comparação entre eles. Não acredito em nenhum salvador da pátria, todavia, escolhi, sim, um determinado nome, e quero muito que ele realize um bom governo. E mesmo que a vitória tivesse sido do outro a ele eu também iria desejar uma boa condução administrativa durante todo o seu período. Só um tolo desejaria o contrário, e eu sou muito inteligente, modéstia à parte dizendo.
Lembre-se bem: Estamos todos num mesmo barco! Pense nisto, principalmente se você for alguém que só porque o seu candidato perdeu a eleição irá querer torcer para o fracasso do que ganhou (que, diga-se de passagem, você tanto o odeia!). Mais uma vez digo: pense nisto! Deixe de ser bobo. E caso sejas alguém que carrega consigo o slogan "Deus, pátria e família", mostre isto em sua vida, e, portanto, pare de odiar as pessoas. Isto não é cristão, isto é desumano.
31/10/2022
IMAGENS: INTERNET
MÚSICA: Chico Buarque - Apesar de Você (com Letra)
https://www.youtube.com/watch?v=KjRtFDhRPB8
Um vídeo interessante (de quem usa a inteligência):