Sexta-feira. Sextou!!
Woof! Woof! Bom dia, gentem!!
(Daddy) -- Bom dia, princesa.
Woof! Woof! Hoje é Sexta-feira!!!!
(Daddy) -- Eu sei, meu amor. Quanto chega sexta-feira, o pessoal costuma dizer que "sextou".
Não me diga que esse é o seu dia favorito na semana.
Woof! Woof! Eu não diria isso. Mas é que eu simplesmente adoro Sexta-feira. Sexta-feira é legal demais!!
(Daddy) -- Que é isso, princesa? Como é que logo você, que é tão caprichosa com a língua portuguesa, comete esse erro grosseiro de ortografia??
Woof! Woof! Que erro grosseiro, daddy?? Saiba que, em matéria de gramática, eu dou um banho em você!!
(Daddy) -- É mesmo, Gaby?? Então, diga-me por que você escreveu Sexta-feira com a letra inicial maiúscula. Se fosse no idioma inglês, eu entenderia, pois os dias da semana e os meses do ano são substantivos próprios. Se fosse no idioma alemão, no qual todos os substantivos, próprios ou comuns, são grafados com a inicial maiúscula, eu também aceitaria. Mas em português?? Tenha dó!!
Woof! Woof! 'Tá maluco, daddy?? Acho que 'cê 'tá muito tenso por causa das eleiçōes para presidente e governador.
(Daddy) -- Eu estou tranquilo quanto às eleiçōes… Só fiquei chateado porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não gostou muito da nossa crônica "Triplex no Guarujá". Mas não fuja do assunto, viu, Gaby? Sexta-feira é substantivo comum. Portanto, deve ser escrito com s minúsculo. E ponto final!!
Woof! Woof! Calma, daddy!! Eu estou falando do meu aumiguinho Sexta-feira, um Border Collie fofinho de 4 anos que aparece comigo na foto no Instagram.
(Daddy) -- Ah, bom! Tratando-me do nome dado a um ser, Sexta-feira passa a ser um nome próprio. E ele é um cabra macho…
Woof! Woof! Pois é, daddy!! Lembra-se do romance Robinson Crusoé, escrito em 1719 por Daniel Defoe? Numa sexta-feira, Crusoé conhece um índio, a quem chama de Sexta-feira. Capiche?
(Daddy) - Clap! Clap! Clap! Menina do céu!! Além de ser uma decana da língua portuguesa, você parece uma enciclopédia ambulante em literatura universal!!
Woof! Woof! Vá estudando um pouquinho, daddy. Um dia, você chega lá…Agora, dê-me licença, que eu quero brincar com o Sexta!!
Sextou, gentem!!
Woof! Woof! Um cheiro, Sextinha!!
https://www.instagram.com/p/CkRCBbhuQi6-wHLiTMjZV25I5e34vQDjJrIRtU0/?igshid=YmMyMTA2M2Y=