O QUEBRA-CABEÇA DA VIDA

Francisco de Paula Melo Aguiar

É ilusão pensar que conhecemos todas as peças que constitui o quebra-cabeça de nossa vida.

Mero engano consentido por falta de reflexão e/ou raciocínio lógico, porém, quebra-cabeça é um problema complicado, não deixa de ser, pois, a ludologia define como sendo "jogo que consiste em combinar diferentes peças para com elas formar um todo, que pode ser uma figura, um mapa, uma frase, etc" e/ou a "esfera de conhecimento que abrange tudo o que diz respeito a jogos (especialmente de mesa) e passatempos, brincadeiras infantis etc". Isso mesmo, porém na realidade humana, por exemplo, é uma coisa complicada,porque nem sempre as peças permanecem no mesmo lugar. Na vida, assim como na natureza tudo muda, um exemplo natural disso, são as estações do ano, também não é diferente a origem dos animais racionais e ou irracionais tal visão da concepção à morte.

Até as pedras mudam de lugar, quanto mais o quebra-cabeça da vida de cada pessoa, por isso não é saudável e garantido que as peças continuam tranquilas e no mesmo lugar o tempo todo, para sempre.

As peças se movem como se move o planeta Terra que vive a bailar com sua rotação e translação natural para acomodação do todo em tudo que existe dentro e fora de sua constituição visível e invisível. São peças que não acabam, porém, se transformam, mudam de lugar, flutuam, se dividem, se dispersam, se juntam, estão fora do alcance, mudam de formas e assim sendo, não cabem mais no lugar e ou no quebra-cabeça de onde saíram. E ainda sem querer querendo, tal fenômeno natural e ou não, acontece com todas as pessoas de carne e osso, ressaltando que com a natureza também não é diferente.

Se assim não fosse, por exemplo, o quebra-cabeça da concepção ao nascimento dos animais, teria fases diferentes das conhecidas pela ciência que usa e ou não usa tecnologias, meras peças do desenvolvimento que não para desde que o mundo é mundo.

E a cada instante da vida aparece por provocação e ou não, uma nova peça para compor o "id" o "ego" e o "superego" das pessoas, ainda que por comparação, isso porque no quebra-cabeça da vida, querendo e ou não, tudo é feito, pensado, construído, destruído com e ou sem uso, basta existir para se dividir em outras coisas não esperadas.

A vida vive de comparações com as demais vidas.

O problema está no fato de que jamais agente consegue alcançar o lugar desejado que queremos na primeira e ou na última fila do sucesso e ou do insucesso.

A casa do ter nunca enche...

A casa, o carro, a profissão, o esposo e ou a esposa, ex-vi o instituto do divórcio que abre novas possibilidades de ser e ou não feliz no amor que se procura o tempo todo e não se encontra em qualquer calçada como na novela da televisão, etc, por exemplos, isso porque cada nível de conquista e ou de realização pessoal se apaga como um passo de mágica diante da velocidade do desfile das fases da vida assim como das novas tecnologias ativas ininterruptas, influenciadores diretos e indiretos das pessoas e suas realizações e comparações diante dos concorrentes, despertando assim, interesses diversificados, invejas e cobiças que sobem e desses as nuvens sem sair do lugar nos mundos das incompatibilidades de gênios das partes envolvidas.

A pessoa que faz economia do salário que recebe todos os meses, compra tudo na "medida" mensalmente, assim poderá comprar por exemplo, uma casa melhor, um carro do ano, novo esposo e ou nova esposa, etc., porém, por quanto tempo se terá tudo "novo", do "bom" e do "melhor" possível? O melhor em tudo de hoje é a sucata no amanhã e isso faz presente do quebra-cabeça da vida.

Então, como assim? Tudo dependerá do planejamento financeiro, do poupar para se manter com a luz acesa, vivo, respirando, envolve ferramentas e ou peças que caibam no quebra-cabeça pessoal, empresarial, industrial, religioso, amoroso, social, histórico e político. É por isso que se tem eleição no regime democrático, onde tem peça que cabe e tem peça que não cabe no quebra-cabeça do poder constitucional. E no casamento não é diferente, basta que o quebra-cabeça do casal falte uma peça chamada querer.

Tudo atualmente é global, a internet trás o mundo para dentro de casa e "que tudo" e ou "quase tudo" cabe no quebra-cabeça das pessoas em quaisquer situações de paz e ou de guerra, para isso existem as ideologias de direita e de esquerda, assim como do querer e do não querer das pessoas.

O quebra-cabeça não é o "spa" (em latim, é “sanitas per acqua” – saúde e ou a cura pela água, em português. Na própria "Termas de Caracala", tal expressão estava assim escrita. Na atualidade, a estrutura está aberta ao público em geral e faz parte da História de Roma) da beleza pessoal da eterna juventude, inicialmente pode até ser, porém tudo muda, as peças crescem, diminuem, ficam fora de linha, o melhor, assim como o pior não permanece para sempre no mesmo lugar, o que justificam os processos de mudanças previsíveis e imprevisíveis em tudo que existe.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 23/10/2022
Reeditado em 23/10/2022
Código do texto: T7633700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.