TEMPOS ANSIOSOS

Tem aquela frase de mame que diz que dormir é tão bom que surpreende que seja de graça.

Só que não é.

Alguém a essas alturas dos tempos modernos consegue dormir 8 horas (o recomendado para uma boa saúde) ininterruptas sem o auxílio de ansiolíticos ou algumas doses ou latinhas?

Se tu estás entre esses privilegiados, te admiro e te invejo.

A maioria da população, ante as exigências e dificuldades da lida diária, precisa recorrer a um bom boa noite Cinderela para conciliar o sono. E quem é mãe, pai ou avó que cuida sabe que, com criança pequena em casa, é preciso dormir com um olho aberto e outro fechado.

"Mais de 11 milhões de brasileiros, o equivalente a 7,6% da população, usam medicamentos para dormir. O índice é um dos destaques do último volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgado pelo IBGE, e revela o mesmo percentual de pessoas em depressão." (Fonte: https://ascoferj.com.br).

Parece pouco, só que a pesquisa não leva em conta os que bebem algumas doses ou fumam uma perninha de grilo (como dizia a Dona Chica, uma pessoa do bem que conheci em Blumenau) para relaxar e conseguir dormir. Ou as mães, pais e avós citados anteriormente, que sacrificam horas de sono para cuidar de seus rebentos ou frutos destes.

Não lembro da última vez que tive uma boa noite de sono sem recorrer aos artifícios anteriormente mencionados. E isso que não sou pai ou avô. Mas sempre fui ansioso, sofri por antecipação e, como o peru de natal, morri de véspera. Tomei boa noite Cinderela, bebi algumas, só não fumei perninha de grilo. Não por que sou puritano, mas por medo dos efeitos e de acabar viciando.

Mas tenho uma inveja branca daqueles ou daquelas que são bons de cama: basta cair num colchão macio e já saem roncando.

Quem trabalha no pesado geralmente consegue fazer isso, mas nem todos: a ansiedade com certeza é um dos maiores males da modernidade. Afinal, como dormir placidamente, com tantos problemas que nos atocaiam, compromissos e contas para pagar?

Lidar com tudo isso parece ser tarefa dos psicólogos e psiquiatras de plantão. Alguns psiquiatras tem uma caneta pronta para receitar boa noite Cinderela a granel, mas será que esses profissionais dormem tranquilos? Ouso dizer que não.

E voltando aos que trabalham pesado, chegamos aos agricultores, que dormem e acordam cedo, para dar conta dos afazeres do campo, cuidar da criação e da plantação e coisa e tal. Mas eles dormem tranquilos? Não, a julgar pelas notícias de constantes assaltos a propriedades rurais do nosso município e no resto do país. A insegurança, que parecia coisa de metrópole, hoje assola as pequenas cidades e a zona rural.

Sem querer parecer pessimista, creio que quase ninguém dorme tranquilo nesses tempos tão bicudos (Mario Quintana), sem o auxílio de ansiolíticos, doses ou latinhas.

Deus queira que sobrevivemos a tudo isso sem maiores danos à nossa saúde, já tão judiada.