BERNA - CAPITAL DA SUÍÇA
Vamos viajar pelos Alpes Suíços, pelo olhar do meu irmão Douglas e sua esposa Maria Teresa.
Passados esses dois anos de Pandemia do Covid 19, os filhos morando longe, eles viajaram para matar a saudade do filho Silas, sua esposa Karina e seus netinhos Ana Helena e Benjamin.
Há uns 3/4 anos meu sobrinho Silas, foi convidado, para morar com a família em BERNA- SUÍÇA- para traduzir do grego às SAGRADAS ESCRITURAS, feito que tem engrandecido os seus saberes na religião Cristã. Difícil é estarem longa da família, mas a tecnologia atual; vídeos chamadas diminuem a saudade...
BERNA - SUÍÇA
BERNA é aquela cidade que parecem de filme. Graças ao Centro Histórico bem conservado, foi declarada em 1983 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Com pouco mais de 130 mil habitantes, a capital da Suíça é - se não a mais - uma das mais bonitas do pais, um prato cheio pra qualquer viajante.
Com ruelas medievais charmosas percorridas pelos trams elétricos (os bondes ou VLT's) e prédios históricos ela parece não cansar de ser fotogenica independente para onde você olhar.
BERNA é conhecida como Cidade das Fontes. São mais de cem em atividade, sendo que onze delas são herança da Idade Média.
Outro responsável por deixar a paisagem tão encantadora é o rio Aare, que corta a Capital Suíça. O casario e os parques ao redor dele são um convite para curtir a paisagem.
Visitar BERNA no Outono (Setembro à Dezembro), quando as árvores ganham um tom dourado e o clima é bem agradável para aproveitar os espaços ao ar livre. Já no inverno, que vai de Dezembro à Março, as temperaturas costumam ser negativos. Nos dias de céu claro, é possível inda avistar os Alpes nevados em qualquer época do ano.
Localizada no cantão do mesmo nome, BERNA faz parte da Suíça que fala alemão, já que o país tem outras três línguas oficiais: francês, italiano e romanche. Foi em Berna, inclusive, que o físico Albert Einsten desenvolveu sua Teoria da Relatividade. A casa onde ele morou entre 1903 e 1905 foi transformada num Museu e aberta ao público.
PARQUE DOS URSOS - ANTIGO FOSSO DOS URSOS=
O fosso do urso,emblema de BERNA, foi transformado num grande parque ursino. Inaugurado em 25 de Outubro de 2009, o novo parque de ursos ostenta um ámbiente onde esses animais podem escalar, pescar e brincar - possuem também uma área aonde podem se retirar, a fim de obter mais privacidade. O terreno tem aproximadamente 6.000m2 de área, estendendo- se desde o fosso dos ursos até o rio Aare.
Uma passarela atravessa o meio do terreno até o caminho ribeirinho das margens do rio Aare, proporcionando aos visitantes uma fascinante visão sobre a vida dos ursos. Com a ajuda da câmera de infravermelho, também é possível observar os ursos à noite.
Manos: Douglas e Teresa aproveitem bastante esses dias junto com seus filhos e netos amados.
Foto = irmão Douglas, cunhada Maria Teresa, netos; Ana Helena e Benjamin - Cidade de BERNA - Alpes nevados visão dessa manhã.
Pesquisa= Google
CORUJA, Eu?!? IMAGINEM!!! rs