O FUTURO É HOJE

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

A Deus pertence o futuro, o amanhã da humanidade. E não é diferente o que se espera das crianças e adolescentes na "travessia" para a vida de adultos realizados no corpo e na alma de seus sonhos pessoais sem assombrações e surpresas.

A educação é o caminho seguro para lapidar a pedra "bruta" representada pelas crianças e adolescentes, onde os livros são as armas para boas leituras rumo ao sucesso pessoal e profissional.

É deplorável vê crianças e adolescentes usando armas de fogo em qualquer comunidade do mundo e também não é diferente no caso brasileiro.

Que leitura mortal isso provoca?

O problema não está na arma de fogo que mata e quando não implanta o terror via grupos do poder paralelo que submete a população pacífica a obedecer e a cumprir suas ordens e inclusive ao toque de recolher, um exemplo de "estado de sitio" comunitário administrado pelas milícias que ditam o quero, o posso e o mando em confronto ao poder de polícia estatal.

O lugar que garante o futuro de crianças e adolescentes é a escola que usa os livros como armas estruturantes dos sonhos imaginários da inocência que fazem os olhos brilharem como à luz do sol que emana das leituras e pesquisas educacionais no chão da sala de aula.

O futuro de crianças e adolescentes não está nas drogas lícitas e ou ilícitas. Ele está nos livros e leituras como itinerários seguros e adversários de caminhos tortos de endereços desconhecidos.

Como as crianças e adolescentes terão futuro brilhante fora da sala de aula? E como crianças e adolescentes que estão dentro da sala de aula sem os devidos cuidados familiares, didáticos e pedagógicos podem ter futuro?

Todo cuidado é pouco, porque existe uma diferença grande entre ambas perguntas antes suscitadas, principalmente porque não se deve confundir sala de aula como mero depósito de crianças e adolescentes, tendo em que cada pessoa representa uma universidade de saberes formais e informais invisíveis e não conhecidos, isso porque a mente alheia é terra desconhecida.

O futuro das crianças e adolescentes não é o amanhã, é o hoje e depende de alicerces seguros não edificados em terra movediça.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 20/10/2022
Código do texto: T7631723
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.