A FELICIDADE NÃO TEM SENTIDO A NÃO SER O PRÓPRIO SENTIDO QUE DAMOS A ELA DE FORMA INDIVIDUAL

POR JOEL MARINHO

A pergunta que faço a você é: O que é felicidade?

Do ponto de vista filosófico e em específico em Aristóteles “a felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos.”

De Aristóteles até nossos dias filósofos, psicólogos, gurus, religiosos, entre tantos outros trazem cada um em sua crença uma definição ao que é felicidade, eu por minha vez aprendi a definição de felicidade com um ex-aluno meu e este jamais pisou nos bancos de uma faculdade.

Ele era aquele jovem do ponto de vista de alguns professores, problema. Não que ele causasse grandes problemas, mas por ser agitado demais e não conseguisse se concentrar nos estudos, com isso por vezes acabava atrapalhando um pouco as aulas.

Enfim, aos trancos e barrancos conseguiu terminar o ensino médio e sumiu, ao menos para mim.

Um dia estava eu e “minha” esposa entramos em uma lanchonete quando entrou também aquele rapaz por mim conhecido e uma senhora, logo quando me viu correu até mim e me deu um abraço, apresentando-me em seguida a senhora como sendo sua progenitora. Estava vestido com a roupa de coletor de lixo para caminhão e então me surpreendeu com a seguinte frase:

- Professor, hoje eu sou muito feliz, consegui me empregar e faço o trabalho que eu sempre quis, correr atrás do caminhão de lixo limpando a cidade, além disso tenho o meu salário com o qual posso trazer a minha mãe para lanchar dignamente.

Aquelas palavras me comoveram e foi difícil segurar aquela lágrima insistente em cair, pois ali se fundiu a vida dele com a minha quando eu por muitos anos fui trabalhador da construção civil antes de me tornar professor, por isso entendo o sentido da exclusão e preconceito quando trabalhamos em algo tão importante, porém marginalizada pela maioria da sociedade.  Naquele momento tive talvez uma das maiores lições de minha vida e passei a me fazer a pergunta, talvez uma das mais complexa: o que é felicidade ou o que pode causar felicidade?

Eu que dentro de sala de aula tento inculcar em meus alunos a busca da felicidade através de um engajamento por meio dos estudos “sofri um golpe” naquele momento. Não que eu tenha parado dessas tentativas, no entanto, a partir daquele momento tive mais cuidado ao falar sobre felicidade com relação a profissão e sempre dou esse exemplo aos meus alunos para mostrar outras perspectivas na vida, principalmente quando vejo no olhar de alguns a insatisfação de estar sendo obrigado a estudar.

Aprendi de forma simples e prática o sentido da felicidade. Na verdade, a felicidade não tem sentido a não ser o próprio sentido que damos a ela de forma individual, não diferente do que Aristóteles falou citado lá no início do texto.

O motivo da minha felicidade talvez gere em outra pessoa o inverso do meu universo e cause nela uma tremenda ojeriza transformando a vida dela em um horrendo inferno. Cada um com sua régua e cada régua com sua medida de felicidade.