UM BOM DIA E UM CAFÉ COM LEITE ÀS VEZES É O SUFICIENTE PARA MELHORAR O DIA DE ALGUÉM

POR JOEL MARINHO

Quanto vale um bom dia seguido de um café com leite?

Se for medido pelo valor monetário equivaleria a alguns reais, porém o valor em questão aqui não é esse.

Estava eu me preparando para tomar banho e “minha” esposa coando o café da manhã quando o senhor que coleta o lixo para o caminhão apareceu em nossa janela para pegar os resíduos sólidos. Demos bom dia e oferecemos um café a ele que imediatamente sorriu dizendo que sim.

- Com leite ou sem leite?

- Se tiver o leite pode colocar, respondeu ele!

Pegou a xícara, tomou o café, agradeceu e se foi feliz catando as sacolas de lixo aqui e ali com um sorriso de felicidade, logo comecei a pensar o quanto é barato fazer alguém se sentir feliz e importante na tarefa que ele desenvolve, seja qual tarefa for.

Eu não sei quanto ganha um coletor de lixo, normalmente chamado de “lixeiro”, a mim é altamente absurdo e preconceituoso, afinal, lixeiro é o local onde de deposita o lixo e não a pessoa que trabalha manuseando-o. com relação ao valor ganho por esses profissionais, como disse, não sei quanto ganham, mas com certeza está muito longe do salário de um deputado estadual, ao meu ver tem muito mais significância o seu trabalho do que muitos ocupantes das cadeiras do legislativo de nossos estados, salvo poucas exceções capazes de se comover com as ânsias do povo.

Não sei também se é feliz com o seu trabalho, mas nesse momento do bom dia e do café se foi com um sorriso no rosto.

Muitas vezes só precisamos de um bom dia e um café para nosso dia se tornar mais feliz, isso também é reconhecimento da importância do nosso trabalho.

Por falar em felicidade me lembrei de outro caso, mas esse será outro texto.