NA FILA DA VIDA

Na Fila da Vida

O que é fila?

- Seqüência de pessoas dispostas em alinhamento obedecendo critérios (ordem de chegada, altura, idade ou outro) de modo que esteja um atrás do outro.

- Um lugar onde permanecem indivíduos, durante um tempo de espera aguardando sua vez. Vez ou oportunidade para se resolver uma necessidade.

Que necessidade?

- Inúmeras. Busca de saúde, busca de dinheiro, busca de emprego, compras, pagamento de obrigações, etc.

Que tamanho seria essa fila a enfrentar? Curta, longa? Geralmente é essa a nossa primeira preocupação quando temos que encará-la.

Para enfrentar uma fila precisamos antes de tudo estar munido de virtudes, entre elas a paciência e a tolerância. Sem a paciência, minutos tornam-se uma eternidade. Sem a tolerância é difícil suportar muitas coisas ruins que acontecem ao nosso redor, enquanto estamos na fila.

Mas é interessante também observar como podemos tirar ensinamentos a respeito das filas.Se prestarmos atenção em nós mesmo e nos outros diante das várias situações, constatamos comportamentos diferenciados: desde as reclamações contagiosas à perfeita aceitação das condições que o momento oferece. Existem algumas pessoas que aproveitam o tempo enquanto estão na fila para desenvolver uma boa comunicação se já são conhecidos, aproveitando para colocar os assuntos em dia. Outros aproveitam o tempo para ler, fazer uma cruzadinha e até crochetar. Essas atitudes nos proporcionam um bom clima de tolerância, isto é, enquanto esperamos não nos tornamos impacientes e maledicentes. Encaramos naturalmente a realidade do momento.

Não podemos esquecer aqueles “furadores” de fila e ainda os que oferecem gorjetas ou propinas por lugares que lhes favoreçam rapidez no atendimento.

O certo é que todos nós, conscientes ou não, estamos na fila da vida, esperando ou aguardando alguma coisa.

Nem sempre a fila tem um aspecto físico (grupos de pessoas). A fila pode estar relacionada a outros aspectos não tanto visíveis. Muitos reclamam da fila que estão por desconhecerem que existem situações piores. Já pensaram o que é estar numa fila por cerca de 6 meses, um ano ou mais,esperando um órgão para ser transplantado?

Na vida espiritual também acontece a mesma coisa. Existem cristãos impacientes que desistem facilmente de uma bênção que pode já estar a caminho!

Muitos esperam que os outros façam tudo por eles. São acomodados e gostam de receber tudo pronto.

Existem filas rápidas, dependendo de quem está atendendo. Existem

também pedidos atendidos prontamente por Deus. Ele sempre sabe o que é

melhor para nós seus filhos.

Quem sabe você até pergunta: ”Senhor, eu estou na fila”. Há algum tempo

está esperando uma solução para seu problema e a vez parece nunca chegar e diz:

“O Senhor me abandonou”! “Quando serei atendido”!

São indagações do coração ansioso. Deus sabe o que faz. O nosso tempo

não é o tempo de Deus. O agir precipitadamente pode nos trazer

conseqüências infrutíferas.

“Esperei com paciência pelo Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o

meu clamor” – Salmo 40: 1.

Essa confiança conduz à segurança no seu, no nosso viver.