A “Tática do Espelho com Reflexo Oculto”

Cada pessoa tem sua própria maneira de analisar o mundo e a partir daí tirar suas conclusões sobre os fatos e decidir como vai se comportar.

A influência de uma determinada pessoa sobre o comportamento de uma ou mais outras pessoas é mínima, principalmente em se tratando de política.

Quem se decidiu pelo candidato A para Presidente no segundo turno, dificilmente vai mudar para B.

Apesar disso, podemos observar, em particular aqui no Recanto da Letras, um comportamento que eu chamaria de “Tática do Espelho com Reflexo Oculto”.

Essa tática consiste em, por exemplo, num texto de 318 palavras se relacionar 17 defeitos do candidato que é o atual Presidente da República, sem obviamente fazer nenhum elogio ou ressalva.

Todos esses defeitos são falsos e até inversos a realidade ou ocultação de informações.

É de se notar também que, nenhum governo é perfeito, então se houvesse intenção de se fazer críticas fundamentadas haveria espaço para isso, contudo claramente não é essa a intenção.

No texto não se faz uma única referência ao candidato B, como que com a intenção de deixar implícito que ele seria o oposto do candidato A, o criticado.

Não sei quem criou essa tática e nem se ela teria influência significativa na decisão de indecisos com relação aos seus votos.

O que fica evidente para nós leitores é o alto nível de desonestidade envolvido na confecção desses textos.

Também não sei se os que replicam textos como o referido são ignorantes voluntários, porque com a internet a ignorância se tornou opção pessoal ou se eles são tão desonestos quanto todos os envolvidos nessa atividade.

Nesse caso, se trataria de replicações do André Janones, o cínicão do momento.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 16/10/2022
Código do texto: T7629149
Classificação de conteúdo: seguro