DIZEM QUE CRISTO VOLTOU ESSA NOITE.

Neste domingo quero postar algo diferente, o título da crônica é de um livro que devorei-o durante a pandemia, na ocasião, escrevi essa resenha, achei interessante para o momento, então resolvi postá-la novamente com alguns acréscimos pessoais.

No que se refere ao livro.

A obra que intitulou a crônica é antiga, de 1979. Já o assunto é por demais atual e instigante. Nas preciosas páginas dessa novela, ( Júlio ) narra de forma magistral as experiências vividas por dois repórteres em meio aos estarrecedores acontecimentos que antecedem a segunda vinda de Cristo. O protagonista principal da história é o repórter de um dos maiores matutinos da capital ( pag. 9 ). O mundo foi recentemente abalado por acontecimentos inexplicáveis ao repórter Jacques. A imprensa que ainda funciona não se fala em outra coisa. "Terror e destruição no mundo! Centenas de acidentes rodoviários, ferroviários, aéreos e marítimos, em todos os continentes essa noite!" - "Milhões de pessoas desaparecidas nas últimas horas" - "Parece que chegou o fim para este mundo!" - "Dizem que Cristo voltou essa noite!…"

" Todos os continentes abalados por imensos terremotos e maremotos!" - " Milhões de pessoas mortas continuam insepultas!" Assim começa a história, Jacques é testemunha dos fatos, que passa a procurar em meio ao caótico cenários respostas plausíveis. Seu amigo e chefe da equipe de reportagem, que era Cristão, está entre os desaparecidos, Jacques é o tipo de pessoa que crê timidamente na existência divina, porém, um homem revoltado com o sistema religioso de sua época, muitos o descreveriam como típico ateu. Na igreja onde o amigo estava, figuravam apenas algumas pessoas, chorando e lamentando por terem ficado. O seu amigo está entre os que misteriosamente desapareceu.

Jacques saiu a procura de respostas para os recentes acontecimentos, alguma coisa que explicassem tamanhas absurdidades. De posse de fitas gravadas de seu amigo que sumiu. O repórter começa a perambular pelas ruas, buscando nos endereços contidos nas gravações da fita, qualquer resposta que fizessem o mínimo de sentido. Em todos os endereços, era a mesma conclusão - pessoas que sumiram sem deixar rastros - . Em cada visita, o repórter que tinha o intuito de obter respostas, ficava ainda com mais dúvidas.

À partir da página 77, o livro entra na segunda parte, cujo narrador é o amigo de Jacques. Nesta segunda parte, o narrador, Fernando, conta-nos o depoimento dos últimos fatos ocorridos no mundo antes do misterioso desaparecimento, organizando-os de hora em hora. Essa segunda parte, que é o resultado da gravação de Fernando em fitas, é mostrada por Jacques a fim de tentar compreender o que de fato aconteceu. Fernando grava em fitas tudo quanto está acontecendo, hora à hora, tanto o caos social como os estranhos fenômenos meteorológicos. O mundo passa por terríveis transformações, enquanto os chefes de governo estão reunidos em Genebra com um misterioso homem, a qual chamam de novo messias, a fim de tentarem solucionar e organizar o mundo após o caos. Fernando acompanha a missionária Noemi em diversas dessas visitas. Também acompanha a jovem em sua igreja, participando de um culto, onde se converte a Cristo. Fernando agora, após reencontrar sua antiga fé, continua acompanhando a jovem em diversas visitas pela cidade.

( Júlio O. Rosa ) autor do livro, dá à narrativa um tom belíssimo de romance entre Fernando e Noemi, que, em dado momento relembram fatos da infância, de que já se conheciam no passado. Ambos, além do reencontro, descobrem que se amam. O tom romântico dos dois ficou maravilhoso dando certa harmonia ao tom pesado do livro.

Os acontecimentos extraordinários ocorrem pelo mundo. Toda a narrativa da segunda parte do livro é a transcrição do que havia nas fitas gravadas por Fernando, até o momento máximo, onde um grandioso acontecimento dá sentido a tudo quanto estava ocorrendo, porém, para Jacques, que ficou para trás, é apenas o início do que será uma dolorosa jornada.

Quero terminar a crônica imaginando o que aconteceria se amanhã tivéssemos essa manchete em todos os jornais do mundo ( Dizendo que mediante aos acontecimentos, ao que parece, Cristo voltou essa noite).

Se nessa noite de domingo, milhões de pessoas desaparecem, misteriosamente, o que você faria? Aquele amigo do trabalho, o professor da faculdade, e , de repente, essas milhões de pessoas aleatórias pelo mundo sumissem sem deixar pistas. Explicações das mais absurdas, teorias, enfim, o que você faria?

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 16/10/2022
Código do texto: T7628757
Classificação de conteúdo: seguro