SAÚDE MENTAL QUESTÃO DE ESTADO

Saúde Mental Questão de Estado

(Vento Lusitano)

A Igreja a qual ela frequentava estava lotada por familiares e amigos, imperava um silêncio total, todos aguardavam o celebrante. Não demorou ele chegou e se compenetrou fechando os olhos por um longo tempo, quando os abriu com uma voz firme mas serena disse: “A mesma distância que existente entre o oriente e o ocidente, é a mesma distância que existe em alguém querer julgar seu ato, isso somente compete a Deus.”

A verdade é que a solidão é um dos fatores de risco para desenvolvimento de transtornos mentais que pode levar a atitudes irreversíveis. Todos nós sabemos que há muito tempo estamos vivendo momentos conturbados em varias esferas, infelizmente todos eles contribuem a afetação da saúde mental. Tal situação é tão preocupante que o Reino Unido em Janeiro de 2018 criou o Ministério da Solidão, o Japão em 2021. Resulta daí, por si só, a compreensão lógica que a saúde mental precisa ser vista como um assunto de Estado. Atualmente também vivenciamos um período eleitoral, salvo melhor juízo, não vi ninguém se manifestando, preocupado com a saúde mental, falar de algo concreto que pudesse ser feito neste sentido. Eu sei que para muitos possa parecer exagero falar na criação no Brasil de um Ministério da Solidão, ou quando não, quem sabe chamá-lo de Ministério da Saúde Mental, no entanto, devemos nos alertar e ter a certeza que na realidade não se trata de exagero, mas, sobretudo, uma preocupação com a própria vida.

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 14/10/2022
Código do texto: T7627496
Classificação de conteúdo: seguro