Crianças sabem das coisas

Criança se espanta e questiona tudo. Ao crescer, temos a ilusão de saber o que precisamos saber e paramos de questionar e espantar. O mundo já é conhecido e, talvez como auto proteção, o incomum não cabe no nosso mundo seguro e não faz parte da nossa rotina. Neste doze de outubro faço um convite: que tal resgatar a criança que existiu ou existe dentro de você? 

Separei estas frases que ouvi de crianças e que ilustra bem o que estou dizendo.

Maria viu o dorso da mão de sua avó, olhou a sua, olhou a da avó várias vezes e disse bem surpresa: “vovó porque você nasceu com esta mão cheia de ondinhas?”

Daniel no banheiro na fase do desfralde, faz cocô e olha a mãe espantado: “Isto tudo saiu de mim?”

Heitor tem três anos. Depois de fazer muita bagunça junto dos seus dois irmãos mais velhos, a sua mãe chamava a atenção dos três muito brava. Ele se abrigou debaixo da mesa e de lá gritava: “porque você acha que tudo que você pensa está certo? Quem você pensa que é? Deus?”

O bisavô de Gabriel estava na sala com a família e a sua cuidadora disse que ia levá-lo para o quarto para ele descansar. Ao que Gabriel perguntou: “A gente precisa descansar de descansar?”

Bernardo perguntou à avó se quando ele  crescesse ela iria morrer. A avó respondeu  que quando ele ficasse grande, ela estaria velhinha e que pessoas velhinhas morrem. Ele pensou um pouco e falou: “Vovó tenho uma ideia, é só eu não fazer mais aniversário, eu não cresço e você não precisa morrer. Este mundo vai ficar muito chato quando as crianças crescerem e os velhinhos morrerem.”

Guta estava dizendo a sua irmãzinha que Papai Noel não existe.  A irmã insistia que existia sim. Elas foram tirar a dúvida com o avô: “Vovô? Papai Noel é de verdade? Ele existe?” Ao que o avô respondeu que sim e lembrou: "No natal passado ele trouxe presentes para todas as crianças desta família lembram? Guta, desapontada diz para a irmãzinha: “Você está certa. Papai Noel existe sim. Mas só para velhinhos e crianças muito pequenas.” 

Márcia Cris Almeida

12/10/2022