O dia que conheci o Quaresma

Era uma quinta-feira, eu tinha quatro audiências a tarde. Cheguei no fórum umas 12:40h para a audiência de 13:00 horas.

Sabia que o Dr. Quaresma estaria em um júri aqui na minha cidade na segunda-feira, e eu não pude vir assistir no dia e pensei que ele já tivesse ido embora.

Logo na entrada vi um advogado daqui da minha cidade que estava participando do júri como auxiliar do Dr. Quaresma.

Esse advogado daqui da cidade, diga se de passagem, é uma figura super arrogante e desagradável, não nos demos ao trabalho de se cumprimentar.

Eu já o tinha cumprimentado uma outra vez, em outra ocasião, e ele simplesmente não me respondeu. No ramo do direito, tem alguns personagens que são mesmo arrogantes, infelizmente isso é bem normal. Mas não é sobre isso que eu queria falar.

Eu reparei que ele estava usando a toga, que é própria no júri. Entre meu amigos chamamos de "capa do Batman".

No júri o advogado é como se fosse o super-herói mesmo.

Chegando na sala de audiência, perguntei ao analista se o Dr. Quaresma estava no Fórum.

Ele me disse que sim, e que o júri estava no intervalo do almoço.

Meu amigo Dr. Pedro estava na mesma audiência que eu e ouviu a pergunta. Na hora eu chamei ele pra ir lá tentar tirar uma foto com o Dr. Quaresma. Ele topou e disse que ia mandar a foto pro irmão dele que é criminalista. A estagiária Maria Eduarda, escutou nossa conversa e disse que ia também.

Descemos nós três para o tribunal do júri.

Chegando lá, estava super movimentado o corredor e eles ficaram um pouco receosos. Eu puxei a fila, afinal só eu conhecia o júri. Paramos em frente a porta interna do tribunal do júri e esperamos para ver se estava acontecendo a audiência. Se a gente entrasse e estivesse acontecendo, seria embaraçoso, visto que a porta interna sai próximo ao local onde fica o Magistrado e o Promotor.

Estávamos ansiosos no corredor e então a porta se abriu e saiu uma estagiária, deixando a porta aberta. Já deu pra ver o Dr. Quaresma ali a uma distância de uns quatro metros, ajustando a câmera. Ainda estava no intervalo.

Falei com Pedro pra poder chamar ele e pedir pra tirar foto. Pedro ficou meio encabulado na hora, e deu uma desculpa, dizendo que não queria atrapalhar. Eu também estava com um pouco de vergonha, mas já estava ali e não ia perder a oportunidade.

Logo saiu uma advogada que também estava auxiliando no júri, eu não a conhecia, mas já abordei ela na saída da porta.

- Doutora, eu queria tirar uma foto com o Dr. Quaresma.

Ela perguntou meu nome, e me mandou entrar e já chamou o Dr. Quaresma. Ela sorriu e disse que, curiosamente o réu tinha o mesmo nome que o meu. Eu não consegui conter o sorriso.

Logo entrei e vi que o Pedro e a Maria Eduarda não entraram, então voltei lá e chamei os dois também.

Pedro tomou coragem e entrou lá e tirou a minha foto com o Dr Quaresma e eu tirei uma deles também.

Dr Quaresma foi super simpático, brincou dizendo que ia estragar a foto e que era a gente que estava pedindo.

A Maria Eduarda não entrou, ficou lá fora, com vergonha.

Eu as vezes sou meio bobo, saí de lá rindo até as orelhas, igual a uma criança.

No corredor encontrei a advogada que tinha me apresentado o Dr Quaresma, e agradeci ela em um demorado aperto de mãos.

Ela disse brincando:

- Obrigado nada! Passa o Pix.

Eu sorrindo ainda, respondi:

- Com certeza!

Nós dois rimos juntos e depois nos despedimos, e eu fui pra outra audiência.

Eu nem perguntei o nome dela, que distraído eu sou!

Chegando lá em cima, fiz o que qualquer um faria nessa hora. Postei no status do Instagram, Whatsapp e no feed do Instagram também. Afinal não é todo dia que se conhece uma celebridade do Direito.

Meu direct fervilhou de mensagens e o whatsapp também.

Para os colegas da faculdade eu fiz questão de enviar a foto também. Todos reclamando que não sabiam, que teriam ido assistir também se soubessem. E alguns protestando porque eu não tinha avisado.

Expliquei que foi pura sorte, não sabia que ele estava lá naquele dia.

Na saída da audiência, eu mostrei a foto pra outra colega advogada, e ela disse:

- Mentira que você tirou foto com ele?

Eu respondi:

-Tirei sim! E chamei o Dr Pedro ainda.

Ela disse que tinha assistido um pouco do júri e ficou encarando o Dr Quaresma, querendo uma foto também e não teve coragem de pedir.

Eu atuo pouco na área Criminal, mas o Dr Quaresma é uma referência no júri, ele disse que já fez mais de 1200 júris.

Eu lembro que um caso que ele atuou, e de muita repercussão, foi do ex-goleiro Bruno do Flamengo.

Dr. Quaresma é uma referência no Direito Criminal, e um palestrante famoso.

A única coisa que eu posso dizer é que ontem foi meu dia de sorte.

Diga-se de passagem, o réu foi condenado.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 07/10/2022
Código do texto: T7622485
Classificação de conteúdo: seguro