NÃO QUERIA TER NASCIDO

Hoje é um daqueles dias em que queria não ter nascido. Já acordei pensando em que estaria pensando se não tivesse mesmo nascido.

Em que será que estaria sonhando ser quando surgisse encarnado em mim e tivesse mais uma vez que viver? Será que me dariam outro nome, outra identidade, CPF e endereço? Ou seria novamente batizado com o mesmo padre, na mesma igreja e no mesmo bairro que nem me lembro onde foi? Ou será que nasceria menina, tivesse de cedo a orelha furada e passasse os aniversários infantis com laço violeta e tiara colorida na cabeça? E se eu pudesse escolher, escolheria ser quem hoje sou? E se não me tornasse quem me tornei, estaria escrevendo o que agora escrevo ou lendo os poetas que costumeiramente leio? E se realmente eu pudesse ser outra pessoa a me habitar no interior da minha pessoa, quem me garante que seria mais ou menos feliz do que hoje sou? É muita responsabilidade não nascer para nascer de novo.

Ah! se eu fosse outro e sentisse amanhã tudo aquilo que não sinto hoje. Meu ontem seria tão diferente, minha história completamente diversa, minhas lembranças mudadas e em minha memória eu aqui não existiria, como se fosse apagado, desligado, extinto e dissipado, eliminado do mapa e ninguém ou alguém saberia de mim e que em período ou época havia respirado, sentido e existido. Mas eu não quero ser esquecido, ocultado ou desaparecido. Apenas estou em um instante em que só não queria ter nascido.

Não querer ter nascido não é a mesma coisa de querer morrer. Eu mesmo não quero desviver, findar ou fenecer. Por isso é que é melhor nem nascer, pois quem não nasce não pode mais adiante morrer.

Todavia quem não nasce também não consegue viver. E, como disse, eu quero existir, respirar, comer, beber, dormir, acordar e viver. Quero sentir a quentura do sol na pele, o vento assanhando os cabelos, o cheiro à beira-mar dos sargaços e o canto dos pintassilgos, dos pardais e das cotovias. Quero até minha mulher preocupada comigo, com meus cigarros, minha barriga e as bebidas e ouvi-las todas as tardes me perguntando se já tomei o suco verde.

Hoje é um daqueles dias em que não queria ter nascido. Mas, acho, que só não queria ter nascido somente para nascer novamente, e novamente chegar a um outro instante em que vou acordar com vontade de não ter nascido para mais uma vez voltar a nascer, quem sabe?, eu mesmo novamente, de novo

Joaquim Cesário de Mello
Enviado por Joaquim Cesário de Mello em 07/10/2022
Reeditado em 08/10/2022
Código do texto: T7622476
Classificação de conteúdo: seguro