Cultura armazenada BVIW
Sou uma leitora voraz, leio tudo que chega às minhas mãos. Brinco que sempre estou lendo dois livros, um de pensar que leio sentada, atenta, grifando e anotando partes importantes e um outro de deitar, é o livro diversão, um romance ou uma novela que me diverte e não preciso estar muito atenta. Aprendi com os livros a sonhar, conhecer novos mundos e principalmente a pensar.
A humanidade cria cultura e conhecimento há mais de cinco mil anos. Quando nascemos, nascemos em um mundo já posto, feito e com uma cultura que faz parte da vida de todo ser humano. Já pertencemos. Na história da humanidade, vemos que o que tornou possível a transmissão de cultura, inicialmente foi a oralidade e depois a escrita. Imagine termos que recomeçar do nada em todas as gerações. Imagine que ao nascermos não encontrássemos registros escritos, legados das gerações passadas. Teríamos que recomeçar quase do zero. O livro nos forma seres humanos em continuidade com os pensamentos e ações dos nossos antepassados. Somos elos de uma cadeia cultural e deixaremos nossa contribuição às gerações futuras. Como? Pela linguagem escrita armazenadas nos livros, revistas, documentos, registros históricos sejam eles virtuais ou de papel. Sem os livros estaríamos reinventando a roda, o carro, as construções civis. Imagine um mundo sem a filosofia, a literatura, a medicina, os romances, a história, a cartografia. Pense aqui comigo...
Márcia Cris Almeida
03/10/2022