Escola - BVIW

Desde criança gosto muito de ler. Meus presentes prediletos sempre foram os livros. Aninhada na poltrona cor de rosa que havia em meu quarto de menina, passava horas entretida com a leitura.

Quando completei dez anos, ganhei de presente a coleção infantil de Monteiro Lobato. Foi nesses livros que tive o primeiro contato com a Mitologia grega. Muitos anos depois, ao visitar Atenas, como num sonho, parecia-me ouvir Dona Benta explicando os deuses, o século de Péricles etc.

A escritora americana Pearl S. Buck introduziu-me ao mundo chinês da época dos imperadores, revelando tradições, costumes, filosofia. Há pouco tempo, a chinesa Chang Jung mostrou-me o mundo chinês de transição e o atual.

Jorge Amado me apresentou a Bahia, sua Natureza, seu folclore, os orixás, a gastronomia. Fosse no Pelourinho em Salvador ou em Ilhéus, a mesma sensação de que aquelas casas e ladeiras eram velhas conhecidas.

A cada novo livro que leio, aprendo, viajo, me emociono, choro, sorrio, vivo múltiplas vidas. Não conseguiria escolher apenas um entre esses professores excepcionais.

Lu Narbot

Tema: O que aprendi com o livro...