Um certo remorso
PENSO que nada dói tanto quanto um certo remorso que sentimos por não ter feito mais do que podíamos por alguém do nosso entorno e relacionamento de amizade que partiu para outro plano de vida.
Não me refiro apenas ao aspecto financeiro mas principalmente ao lado afetivo, ter sido mais presente, ter dado mais carinho e ternura. É aquele sentiento que podíamos ter sido ainda mais solidário.O
Dói muito pensar nisso, refletir sobre esse falha, isso angustia e gera remorso. "Não fiz tudo que podia ter feito", costuma repetir ia vozinha no nosso âmago.
Concordo que há pessoas que não sentem isso, pelo contrário sentem até um certo alívio com a partida de quem, para elas era considerado um fardo. São os insensíveis que esquecem que um dia vão precisar de solidariedade e de ajuda, de quem cuide deles e dê carinho e ternura.
Sempre recordo uma frase de Francisco Julião num dos seus livros:"Amor é oferta permanente e renúncia de todos os dias. É mais poque é dádiva e humildade".
Mesmo não me perdoando por não ter feito o que poderia fazer por algumas pessoas que partiram, acho que confessar isso é um começo de redenção. Inté.