CERTO E ERRADO

Prof. Antônio de Oliveira

Certo e errado, certo ou errado ou os dois?..

T. S. Eliot, Prêmio Nobel de Literatura de 1948, foi um poeta, dramaturgo e crítico da língua inglesa. Escreveu:

“The world goes round and round / But one thing never changes / In all my years, it never changed./ No matter how much you disguise it, in fact it never changes: Perpetual struggle between Good and Evil.“

Traduzindo:

O mundo dá voltas e reviravoltas / Mas uma coisa nunca muda / Em todos os meus anos, isso nunca mudou. / Por mais que você disfarce, de fato nunca muda: A luta perpétua entre o Bem e o Mal.

Na antiga Pérsia, a.C., voltado para o problema do mal surge a primeira manifestação histórica do dualismo, o mas deísmo, de masdão,“onisciente', fundado por Zoroastro (660-583 a. C.), também chamado Zaratustra.“Assim falou Zaratustra,” de Nietzsche, ”um livro para todos e para ninguém”.

Baseia-se o masdeísmo na suposta existência de dois princípios antagônicos, coeternos e incriados. Disputam o império das coisas, cuja luta sem tréguas constitui a história do mundo: Ormuzd, o princípio de todo bem; Ahriman, o princípio de toda maldade.

Dualismo é uma ideologia, uma concepção filosófica ou teológica baseada, pois, em dois princípios ou dois pontos de partida opostos, irredutíveis entre si e sem condições de coexistência ou, ao menos, de difícil convivência pacífica e produtiva. Tomando como exemplo a constituição do próprio ser humano, corpórea e espiritual, nós mesmos sentimos, não raro, reações psicossomáticas, em que o emocional interfere nas nossas decisões. Quantas vezes sabemos o que é ‘certo’ e praticamos o que ‘errado’! E, em geral, temos nossas razões, também certas ou erradas... Como saber que coçar uma ferida só faz dificultar a cicatrização, mas coçar e comer é só começar... Dois times de futebol são antagônicos dentro do campo. E a torcida, dentro e fora.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 03/10/2022
Código do texto: T7619650
Classificação de conteúdo: seguro