Das Minhas Lembranças 42

Conto como criamos os conteúdos no número 0 do nosso boletim Intercâmbio, distribuídos nas escolas do bairro Industrial e em algumas do bairro Amazonas, em Contagem. Na capa eu escrevi a crônica Olhar, que viria integrar, tempos depois o meu livro de bolso Crônicas do Cotidiano Popular:

Pelos olhos se conhece o coração das pessoas. Expressões como "fuzilou-me com os olhos"; "olhar bondoso"; "olhar assustado", etc., traduzem sentimentos e emoções. O olhar assustado do filho diante do olhar severo do pai.

Os olhos brilham diante de uma obra de arte. Arregalamos os olhos sobre um prato saboroso e, se estamos a fim de alguém, estabelecemos contato através do flerte: olhar de desejo, olhar apaixonado.

Os olhos fotografam belezas e horrores. Alguns dizem que as plantas secam com um mal olhado e o que os olhos não vêem, o coração não sente.

Lançando um olhar sobre o Brasil, enxergamos paisagens belas: rios, matas, pássaros, cidades com ruas limpas, praças e jardins bem cuidados, casas bonitas, crianças entrando e saindo das escolas em algazarras. São belezas.

Porém, há o outro lado, que fere os olhos e dói o coração: ruas e estradas esburacadas, erosões, becos e corações sombrios, crianças abandonadas, gente catando comida no lixo, olhos no chão, tristes olhos no chão, a natureza sendo violada, poluição, incêndio nas matas.

Olhar nossa casa, nossa rua, nossa cidade, o País, o mundo, o Universo: o céu está estrelado, a lua brilha!

Olhar tudo, sem preconceito, pois o que os olhos vêem, o coração sente e quando o coração sente... bem, aí é outra história.

Na segunda página, que números depois passaria à quarta, RIR É O MELHOR REMÉDIO, Marcos Aurélio, o Marquinhos escreveu:

Cavalo educado organiza fila de ônibus

Tudo aconteceu em uma tarde de segunda-feira na fila de ônibus 112-A - B. Industrial.

A fila atravessava o quarteirão, o ônibus não aparecia há mais de 1 hora, o nervo à flor da pele. Foi então que de repente lá vem ele. O ônibus? NÃO!, o cavalo, digo, o guarda com seu ar imponente de policial montado em seu cavalo e em seguida o tão esperado ônibus. Não deu outra: tinha gente para encher três ônibus. Confusão armada, fura fila dali e daqui. O guarda, por sua vez tentando organizar a fila acaba batendo com a cara do cavalo em uma senhora, que enlouquecida de raiva gritou:

- Seu mal educado!...

- Mal educados são vocês! - retrucou o guarda. Se o povo fosse educado não precisaria de cavalo para organizar fila de ônibus.

A senhora, feliz da vida, soltou uma gargalhada e disse:

"O senhor tem razão, Senhor Cavalo, desculpe, seu guarda!"

"É MAIS DIFÍCIL OCULTAR IGNORÂNCIA DO QUE ADQUIRIR CONHECIMENTO".

Na página 3 , na coluna TRUQUES & GALHOS, Geraldo Bernardes deu explicações sobre DIARRÉIA, e LUXAÇÃO. Enquanto em POIS É..., Rubens reproduziu a fábula:

" Há muito tempo atrás uma grande floresta começou a pegar fogo. Os animais corriam desesperados tratando de salvar a própria pele. Foi aí que um leão parou ao ver um pequeno beija-flor. Ele voava até o rio, pegava água, jogava no fogo, voltava para o rio e assim continuava...

- Ah, beija-flor! Você acha que vai conseguir apagar esse fogaréu? Perguntou o leão.

O beija-flor respondeu:

Sei que não vou conseguir apagar todo esse fogo sozinho, mas estou fazendo a minha parte".