O destino de uma rosa

Ainda era um rebento, broto ou botão sonhava ser uma flor famosa. Os gomos podem formar-se na axila de uma folha ou na extremidade dum ramo ou do caule e podem dar origem a um novo ramo ou a uma flor (que é um ramo modificado para as funções da reprodução).

Naquela manhã chuvosa o jardineiro nem apareceu, acostumado bem cedo com uma cesta e tesoura de poda coletava as lindas flores para vender na banca do mercado municipal.

No seu jardim tinha plantas que davam flores dependendo da estação do ano de acordo com a sua flor desejada. Sabia que as floriculturas vendem flores o ano todo e possuem revendedores com estufas climatizadas para fornecer produtos raros, mas estes custam mais caro. Quando é uma flor daquela estação a oferta é maior e o preço cai expressivamente. Mudar a planta de acordo com a estação pode modificar completamente a decoração de uma residência e melhorar a proposta visual e até a aromatização do ambiente.

Portanto a coleta era feita de manhã, e levava as flores para um local climatizado onde comercializavam sem muita pressa.

Porém ainda sendo um botão em desenvolvimento sonhava num vaso bem central de uma mesa, ou escritório importante, mas quem sabe se deleitar num estabelecimento de ensino.

Tão nova ainda os deveres limitava-se a receber as seiva metabolizada pela sua mãe “caule”e sonhar.

O seu dia chegou! Aurora ainda reinava, a debutante já acordada irradiava sua beleza, formosa como tal destilava o aroma cativando quem por perto passava. Não deu outra; o jardineiro se encantou pela bela flor, e a levou com todo cuidado para a estufa.

Pouco tempo de exposição, um casal de idoso passando por lá, arremata ela e mais uma dúzia de pétalas para fazer um buquê, que serviria para ornamentar o túmulo de sua filha querida........

Jova
Enviado por Jova em 03/10/2022
Código do texto: T7619572
Classificação de conteúdo: seguro